Sabemos que a alimentação na gestação é de extrema importância para uma gravidez tranquila e segura, e também para garantir um ótimo crescimento e desenvolvimento. Algumas restrições alimentares devem ser feitas, para que os benefícios acima possam ser garantidos.
A mulher gestante deve evitar alguns alimentos, nos quais falarei a seguir:
A gestante deve evitar os carboidratos refinados, nos quais são rapidamente absorvidos pelo organismo, fazendo assim, picos de insulina. O alto consumo de doces, farinhas brancas pode prejudicar a alimentação da gestante e aumentar o risco de diabetes gestacional.
A cafeína pode ser ingerida, porém deve ser analisada e consumida com cautela. Consumir altas doses de cafeína pode aumentar as chances de um parto prematuro, e até mesmo um aborto! Mas essa é uma questão de conversar com um profissional, para saber, se você, precisa ficar distante ou não da cafeína.
É importante que a gestante restrinja as bebidas alcoólicas. Vários estudos já associaram o uso de bebidas alcoólicas e problemas no desenvolvimento e formação do bebê!
A última restrição, porém, não menos importante, é a restrição de carnes com gorduras! É importante que você prefira as carnes magras, com o mínimo de gorduras possíveis. Diversos malefícios podem ser ocasionados!
O mais importante é você manter uma alimentação saudável e balanceada, com a maioria dos alimentos in natura, para que você consiga ter um aporte nutricional adequado para você e para o bebê!
Não faça restrições severas! O ideal é saber balancear as suas escolhas!