A Síndrome dos Ovários Policísticos afeta muitas mulheres, apesar dos sintomas serem um tanto complicados, existem formas naturais de controlar o quadro. Além de uma alimentação rica em nutrientes, a paciente que sofre com SOP precisa investir em alimentos com potencial anti-inflamatório e evitar os alimentos com alto índice glicêmico.
A alimentação para o controle de SOP inclui estratégias favoráveis para melhorar a sensibilidade a insulina. Esta intervenção inclui suplementação de vitamina D, com a intenção de melhorar a tolerância à glicose, a secreção e sensibilidade a insulina.
Aumento do consumo de alimentos que promovem o equilíbrio da absorção do açúcar, sendo ricos em fibras (frutas, cereais, vegetais); Auxiliar na diminuição da resistência à insulina (avelãs, pistache, castanha, nozes, amêndoas); outros alimentos funcionais que são colaboradores para tal estratégia são: vegetais de cor verde escura, aveia, canela, frutas de baixo índice glicêmico.
A batata-doce possui propriedades que auxiliam a eliminação de substâncias que o fígado filtra, além de ajudar na regulação dos níveis de glicose e insulina do sangue, o que influencia diretamente no equilíbrio de hormônios como a testosterona, causador de sintomas como acne, excesso de pelos, queda de cabelo. A salsinha também auxilia na eliminação de substâncias, além de possui várias vitaminas, estimula o equilíbrio na produção de hormônios.
Já o abacate fornece gorduras e nutrientes essenciais na síntese de progesterona no organismo, o hormônio feminino que geralmente se encontra em níveis baixos demais nas mulheres com SOP, o que ocasiona problemas no ciclo, na ovulação, causa menstruação irregular e infertilidade.
As gemas de ovos orgânicos são ricas em nutrientes que auxiliam na ovulação e equilíbrio hormonal. Vale a pena buscar os ovos de galinha orgânicas, aquelas que são criadas soltas e alimentadas naturalmente.
Ervas para aliviar as dores e outros sintomas da SOP
Algumas ervas naturais são conhecidas popularmente como auxiliares do tratamento da SOP, apesar de não haver comprovação científica, elas são uxi amarelo e unha de gato. Ambas as plantas possuem atividade antioxidante e anti-inflamatórias, que auxiliam no tratamento, além de outras propriedades medicinais benéficas para a saúde. Muitas mulheres, ao fazerem o tratamento com fitoterápicos, descrevem melhoras nos sintomas, diminuindo principalmente cólicas e regulando a menstruação, também há relatos de melhora dos sintomas que afetam a pele, como acnes.
Existem ervas que auxiliam o controle dos sintomas, como as cólicas, além de possuírem propriedades desintoxicante. O chá de camomila é uma ótima escolha, é calmante e antiespasmódica. Ferva 1 xícara de água, em seguida adicione 1 colher de sobremesa de flores de camomila, tampe e espere 10 minutos, coe em seguida.
O chá de gengibre também é uma ótima opção, principalmente para o alívio de cólicas, com atividade analgésica e anti-inflamatória. Ferva 1 xícara de água, em seguida coloque 1 colher de sobremesa de gengibre ralado, tampe, espere agir por 10 minutos e coe.
O chá da folha de framboesa é tônico e adstringente. Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de folhas de framboesa. Tampa, deixe agir por 10 minutos e coe.
A calêndula possui óleos essenciais em sua composição, é usada pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, cicatrizantes, adstringentes, desintoxicantes e hemostáticas. Ferva 1 xícara de água, coloque 1 colher rasa de sobremesa de flores de calêndula. Deixe agir por 10 minutos e coe.
A hortelã pode auxiliar no controle dos níveis de testosterona no organismo, para desfrutar de suas propriedades, faça um chá com 1 xícara (chá) de folhas frescas de hortelã e 500 ml de água.
O vitex agnus castus é uma planta que pode ajudar a estimular e normalizar a função da glândula pituitária, de certa forma, auxilia na regulação do ciclo. É recomendado ingerir o extrato da planta.
Gostou da dica? Então não deixe de compartilhar com as amigas e deixar aqui o seu joinha!