Carol Faria Nutricionista SP Nutricionista em São Paulo – SP, consultoria em emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar. consulta@cantinhodanutri.com.br (11) 9-9801-0101 $$
cash, check, credit card
Rua João Cachoeira, 1755, Vila Conceição Sao Paulo SP 04535-016

O mito do cordão no pescoço

/, Gestantes, Infantil, Saúde da Mulher/O mito do cordão no pescoço

O mito do cordão no pescoço

Gestação, parto e puerpério são assuntos que envolvem muitos mitos e muitas informações erradas.
É bem comum quando a mulher está grávida, várias pessoas ao seu redor começarem a contar histórias, dar informações e muitos conceitos. Mas nem sempre essas informações podem ser levadas ao pé da letra e nem sempre são verdadeiras. Isso é fato.
O parto envolve muitos assuntos, opiniões diferentes e com isso as mulheres que não conhecem os conceitos verídicos, acabam acreditando em tudo e em todos.

E o cordão umbilical? Já ouviu falar que ele pode ser culpado por você terminar em uma cesárea?
O cordão umbilical pode enrolar no pescoço ou no pé, braço… e nem sempre essa situação é indicação para uma cesárea.
Muitas gestantes são indicadas a fazer a cesárea por conta do cordão umbilical estar enrolado no pescoço e por não serem informadas corretamente acabam optando pelo parto cirúrgico.
Não existe enforcamento de bebe com o cordão umbilical! Até porque ele não respira usando o pescoço dentro do útero. Ele recebe oxigênio pelo cordão umbilical, e não depende do seu pescoço para respirar lá dentro!
O que pode acontecer em uma minoria dos casos, é o cordão enrolar e ficar muito justo e comprimido, podendo diminuir o aporte de sangue para ele. Só que isso pode ocorrer com o cordão ao redor do pescoço, do braço, da perna…
Mas isso é uma minoria segundo os especialistas. E o médico pode ver durante o parto como está o cordão.
Se o cordão estiver apenas enrolado no pescoço, podemos seguir com o parto normal. É totalmente viável.
Via de regra, em média 95% das vezes que o bebê tem o cordão ao redor do pescoço há possibilidade de nascer de parto normal!
Cabe aos obstetras orientarem suas gestantes de maneira correta quanto a isso, e as tranquilizarem.
E cabe a você, futura mamãe, procurar informações de qualidade e confiáveis, munindo – se de conhecimento e evitando que qualquer informação desencontrada te cause desconforto ou medo.
É importante ficar atenta e claro, ter um médico que você possa confiar de olhos fechados, 100% do tempo e em qualquer situação!

2019-01-08T11:24:28+00:00