Durante a gravidez, a maioria das mulheres sente os incômodos da gravidez em alta intensidade e frequência. São poucas as que não são afetadas por náuseas, enjoos, azia e refluxos durante toda a gravidez. Normalmente, náuseas e enjoos duram até o começo do segundo trimestre. Já a azia e os refluxos são mais comuns ao longo da gestação, principalmente após as refeições.
Além da ausência da menstruação, esse mal-estar forte que acomete as grávidas já se tornou um indicador de uma possível gravidez. Quantas vezes você já ouviu alguém perguntando ”Você está grávida?” enquanto sentia alguns desses sintomas? Normalmente dura até a 12ª semana da gravidez, mas em algumas mulheres menos sortudas, permanece até o final ou até o começo do terceiro trimestre.
Uma das explicações por trás desses enjoos, são que os níveis hormonais das mulheres sofrem grandes alterações e o corpo está se adaptando a essas alterações. Alguns também passam a ser produzidos, como hcG. Apesar de ser um hormônio importante na gravidez, ele desacelera o processo de digestão, fazendo com que ocorra mais lentamente e os alimentos permaneçam por mais tempo no corpo da mulher. Dessa forma, a futura mamãe começa a sentir enjoada pois passa a gerar um desconforto fisiológico, já que o alimento não foi digerido. E ainda se sente sem energia, facilitando os picos de hipoglicemia.
O refluxo é mais recorrente nas grávidas, por conta da pressão do feto contra o estômago. Essa situação faz com que o alimento que chegue ao estômago e seja forçado a voltar para a cavidade oral. Então, por ser algo fisiológico e natural da própria gestação, é preciso ter alguns cuidados necessários com a alimentação. É muito importante fracionar bem as refeições, 6 vezes no mínimo, e se atentar ao volume consumido.
Pois dessa forma, os alimentos não chegarão de uma única vez em grandes quantidades e a digestão acontecerá da melhor forma. É importante que a refeição seja feita em posição ereta e que não se deite logo após comer! É preciso que espere no mínimo 2 horas para se deitar, para não ter o risco de o refluxo acontecer.
Azia já é um sintoma desagradável para quem não está grávida, imagine para quem está. Ela também ocorre por conta da pressão gerada no estômago e por conta do hormônio progesterona. Ele é responsável pelo relaxamento dos músculos do útero e também do esfíncter, facilitando a transição dos líquidos, do estômago para o esôfago. A azia acontece por conta do refluxo, então para sua melhora, seguindo as dicas citadas acima consegue-se melhorar consideravelmente as azias. Mas é importante que saiba que por ser algo da própria gravidez, possivelmente durará desde a metade da gestação até o final. Mas aos poucos saberá encontrar a melhor maneira de lidar com esta condição.
Para evitar e amenizar todos esses sintomas é de suma importância que se fracione as refeições, pois evitará picos de hipoglicemia. Divida a quantidade dos alimentos ao longo do dia, para serem consumidas em pequenas porções e evitar que uma grande quantidade de alimento chegue uma única vez no estômago.
É importante o consumo de fibras e uma boa ingestão de líquidos, principalmente água, pois o organismo da grávida já está mais propenso a lentidão e com a ingestão desse grupo de alimentos, vai facilitar a digestão e a melhora das frequências dos refluxos e azias.
É importante que seja desestimulado o consumo de café, refrigerantes, alimentos industrializados, alimentos gordurosos. Evite alimentos ácidos e ingerir líquidos durantes as refeições, mesmo que seja água, pois gera um estufamento gastrointestinal rápido.
Reconhecer algumas situações que podem te provocar sensações de mal-estar também são importantes, pois podem ser evitadas. Como frequentar lojas de perfumes, andar em transporte público lendo algo ou de cabeça abaixada, passar produtos de limpeza com cheiros fortes pela casa, entre outros.
Ao longo da gestação, tenho certeza que conseguirá encontrar a melhor forma de lidar com todos esses sintomas. Pensar que tudo está acontecendo por um motivo maior e muito importante, também ajuda! Se mantenha firme e procure aproveita-la da melhor forma!