A culinária japonesa é muito consumida pelos os brasileiros, com direito a algumas adaptações. Existem debates sobre o fato de ela ser indicada ou não para mulheres grávidas. Fato que acontece por conta da forma como o alimento é preparado, e por ter várias preparações cruas, aumentando as chances de contaminação. Onde os parasitas entrarão no corpo da mulher, atacando não só o seu organismo, quanto o bebê. Mas, o que acontece é que esses parasitas podem estar em qualquer alimento, e não só na comida japonesa. Portanto, a procedência do restaurante e higienização deve ser analisada, pois alimentos crus ou mal cozidos podem acarretar doenças como toxoplasmose. Acabamos nos esquecendo dos legumes, verduras e frutas, consumidos diariamente, e que podem nos fornecer altos riscos de contaminação também. Tanto na produção, quanto no transporte, quanto em casa. O que deve acontecer é observar sempre a sua procedência, assim como de qualquer outro alimento. Mas essa preocupação deve sim existir, pois na gravidez não será apenas a mulher que está predisposta aos riscos.
A comida japonesa consumida no Brasil é diferente da comida nativa. São feitos muitas alterações, adição de alimentos mais gordurosos e calóricos. Portanto, não é aconselhado que a grávida exagere nas quantidades. Pois além de não ser indicado que nenhuma grávida consuma grandes volumes de alimentos de uma única vez, também é importante priorizar a qualidade nutricional dos mesmos. Para muitos, a comida japonesa é saudável por conter peixes, legumes e verduras, o que de fato em sua grande maioria é verdade. Mas será que as preparações fritas, com cremes, queijos, são tão saudáveis? Deve-se analisar cada preparação de maneira isolada. Sabe aqueles molhos? Pois bem. Também é necessário ficar de olho neles. Eles possuem um alto teor de sódio e podem favorecer para que haja o aumento da pressão arterial, podendo gerar problemas futuros para a mulher. Normalmente em pequenas quantidades desses molhos, você acaba consumindo a quantidade indicada de sódio do dia todo.
Portanto, a comida japonesa pode ser consumida por grávidas, contato que seja consumida em pequenas porções, priorizando alimentos cozidos e grelhados, e sabendo da procedência de cada restaurante. Mas não esqueça que todos os outros alimentos que você consumir durante os noves meses, também precisa da sua preocupação. Contar com profissionais da Nutrição nesse momento tão importante é de grande ajuda. Pois, muitas vezes a alimentação já está inadequada antes da gravidez e depois tende a piorar. A preocupação do que se come e quando come é de suma importância para uma gestação saudável. Além de fornecer os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do bebê, a mãe necessita de mais energia e de nutrientes para a manutenção da saúde. A comida japonesa não é proibida, mas o maior risco de contaminação por conta das suas preparações, não é exclusivo dela. Escolha os alimentos certos para você e seu bebê que terá uma gestação muito saudável.