Carol Faria Nutricionista SP Nutricionista em São Paulo – SP, consultoria em emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar. consulta@cantinhodanutri.com.br (11) 9-9801-0101 $$
cash, check, credit card
Rua João Cachoeira, 1755, Vila Conceição Sao Paulo SP 04535-016

Uso de antioxidantes no tratamento da Endometriose

/, Dicas, Endometriose, Saúde da Mulher/Uso de antioxidantes no tratamento da Endometriose

Uso de antioxidantes no tratamento da Endometriose

A parte interna do útero é revestida por uma camada chamada endométrio. Quando não ocorre a fecundação, parte do endométrio se descama e é eliminado junto com o sangue, sendo denominada menstruação. Por questões genéticas, comportamentais ou imunológicas, algumas células do endométrio podem acabar se deslocando para o sentido contrário da menstruação, em direção às trompas, ao invés de ir para a vagina. Se acomodando fora do útero, elas continuam sendo estimuladas todos os meses, gerando uma reação inflamatória, denominada Endometriose.
O sintoma principal dessa patologia é a cólica menstrual muito intensa. Se as suas cólicas lhe impedem de fazer suas atividades diárias, o ideal é que você procure um médico, pois exames deverão realizados para ter o diagnóstico oficial.

Entre os tratamentos está a cirurgia, medicamentosa, pela alimentação e através de exercícios. Ter uma alimentação com componentes saudáveis contribui e muito para a melhora da patologia. Ela está relacionada ao sistema imunológico, portanto é muito importante que a alimentação fortaleça o sistema imune, contribuindo para a modulação do estado inflamatório. Alterações na alimentação podem contribuir de várias formas. Desde a melhora dos sintomas, como cólicas, flatulências e obstipação até a prevenção do agravamento da doença, já que a mesma pode ir de leve à profunda.

Alimentos com agrotóxicos, por exemplo, podem agravar a Endometriose, pois eles têm componentes com a composição química parecido com os hormônios femininos. Podendo dessa forma, desiquilibrar o sistema hormonal e o reprodutor. O consumo de carne vermelha, carne de porco, embutidos deve ser desestimulado, assim como os industrializados. Os mesmos contém alta quantidade de gordura saturada, que já foi relacionada com a piora da Endometriose. O excesso de açúcar e álcool se torna inflamatório no organismo da mulher. Portanto, se atente as quantidades que for consumir ou desestimule o consumo. Fazer trocas de alimentos refinados por integrais também é uma boa opção.

Antioxidantes são substâncias responsáveis por retardar o envelhecimento das células, favorecendo a redução de radicais livres, moléculas que o nosso próprio corpo produz em forma de resposta biológica a toxinas externas, mas quando estão em uma maior quantidade, podem acabar acelerando o processo de envelhecimento das células. Quando a quantidade de radicais é maior do que a de antioxidantes, o organismo entra em um estado de estresse oxidativo. Onde precisará se desgastar para obtenção de energia. A Endometriose forma uma inflamação no organismo, favorecendo para que haja o aumento dos radicais.

Portanto, a dieta de uma portadora de Endometriose deve conter alimentos ricos em antioxidante, para que eles contribuam para a diminuição do estado inflamatório. As vitaminas A, E e C são as mais ricas neste componente. Morango, limão, laranja, tomate, goiaba, mamão, melão, linhaça, aveia, castanhas, couve, agrião e alho são alguns dos alimentos que possuem quantidades de antioxidantes adequadas, portanto, podem e devem ser incluídos na alimentação de uma mulher com Endometriose.

2019-01-08T11:04:54+00:00