Carol Faria Nutricionista SP Nutricionista em São Paulo – SP, consultoria em emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar. consulta@cantinhodanutri.com.br (11) 9-9801-0101 $$
cash, check, credit card
Rua João Cachoeira, 1755, Vila Conceição Sao Paulo SP 04535-016

E quando a mulher já é magra, como tratar a SOP?

/, Estudo, Saúde da Mulher, SOP/E quando a mulher já é magra, como tratar a SOP?

E quando a mulher já é magra, como tratar a SOP?

A maioria das mulheres portadoras de Síndrome do Ovário Policístico (SOP) está com sobrepeso ou obesidade, fator que afeta diretamente a doença, pois há maiores chances do desenvolvimento da síndrome metabólica, condição em que há resistência à insulina, circunferência abdominal aumentada, níveis alterados de colesterol, entre outros fatores.

Mas e quando a mulher é magra, como ela trata a SOP?

Culturalmente, nós vemos uma pessoa magra e automaticamente a associamos com um estilo de vida saudável, mas muitas vezes não é assim. Existe o ‘‘falso magro’’: aquele que aparenta ser saudável apenas por relacioná-lo ao seu peso, mas quando é realizada a antropometria e aferição das dobras cutâneas estima-se um alto percentual de gordura. Este quesito deve ser observado nas mulheres magras com SOP. Se o percentual de gordura estiver alto, diminui-lo deve ser o seu objetivo.

Uma vez que você o diminui, contribui para a melhora da patologia.

Diminuindo o percentual de gordura corporal (e não necessariamente o peso da pessoa) há a diminuição da inflamação corporal, que acarreta na melhora da Síndrome metabólica e também no equilíbrio hormonal.

Para portadoras que tem o desejo de se tornarem mães, sabe-se que a perda de 5 a 10% da massa gorda, pode restaurar a fertilidade. Com este dado, podemos notar o quão importante é se atentar não somente ao peso de forma isolada, mas o corpo em um geral. Essas medidas são realizadas por profissionais e os cálculos também. Saiba que não é porque você é magra que não deve se cuidar só porque culturalmente falando, você é saudável. Não ter alguns quilos a mais, não te faz 100% saudável automaticamente.

Este post não é na intenção de assustar ou te colocar medo, muito pelo contrário. O que quero que vocês entendam é que muitas vezes o nosso corpo dá sinais que não conseguimos notar.

Uma mulher com SOP que está acima do peso tem mais dificuldade para emagrecer e consequentemente perder massa gorda. Muitas vezes ela alimenta-se corretamente, faz exercícios todos os dias, mas o seu organismo apresenta resistência a perder gordura.

Deve – se dizer também que a mulher magra pode ter hábitos alimentares e de vida ruins, que acabam não favorecendo no tratamento da síndrome. Portanto, adequação na alimentação aliada à prática de atividade física diária é importante contribuinte para tratamento e controle da SOP. A dieta low carb, extremamente indicada para mulheres portadoras da SOP, não é sinônimo de dieta hipocalórica ou pobre em calorias.

Se você não tem excesso de peso mas tem SOP, pode ter uma dieta low carb adequada do ponto de vista energético para que você não perca peso. Se você se acha muito magra e gostaria de aumentar o peso corporal, a prática de musculação pode ajudar. Ou seja, você pode, inclusive, aumentar seu peso seguindo uma dieta adequada à Síndrome.

Lembre-se: tenha sempre orientação nutricional individualizada! Somente uma nutricionista pode avaliar seu caso e prescrever os alimentos, suplementos e fitoterápicos que te ajudam no tratamento da patologia e seus sintomas.

 

2019-01-08T11:03:21+00:00