A amamentação, com toda certeza é uma fase única, tanto quanto a gestação. Um momento cheio de emoções e muitas novidades.
Antes de mais nada, a amamentação é muito importante pois é a melhor maneira de alimentar seu bebê! É o alimento perfeito, o que o bebê realmente precisa, pois contém todos os nutrientes que vão suprir as necessidades de um recém nascido até ele completar 6 meses.
Mas nem sempre é tudo flor, não é mesmo? Existem também dificuldades, afinal é um momento de adaptação tanto para a mãe quanto para o bebê.
Os maiores desafios são originados de opiniões de pessoas alheias. E isso é comum: se sentir perdida por conta de tantas opiniões aleatórias que chegam a você.
São tantas opiniões e teorias… mas é verdade é que cada mãe possui uma experiencia diferente com a amamentação. Por mais que existam e seja importante seguir as orientações profissionais, nem sempre 100% dará certo com todas as mães.
O problema é que a mulher assim que descobre a gestação, já cria teorias, pensamentos negativos e inseguranças quando falamos da amamentação por conta dos comentários que as rodeiam. Você se identifica com isso?
O que devemos saber é que a amamentação exclusiva deve ser feita até os seis meses de idade, sendo complementada até os dois anos. Mas ainda assim, existem as exceções.
E na UTI? A realidade é diferente. Por exemplo, a primeira mamada do bebê acontece ali, onde a mãe nem imaginava. Quando, por algum motivo a mãe não consegue amamentar, ela pode contar com a ajuda do banco de leite, que fornece um leite 100% seguro, com muito cuidado, higiene e todos os procedimentos corretos.
A amamentação é um momento delicado, como falamos, e com isso a mamãe precisa de uma rede de apoio com ela, para que consiga ter uma motivação e cuidado maior.
Algumas mamães possuem uma ótima experiência com a amamentação, mas as vezes pode ser que a mamãe não consiga de primeira acertar na pega, ou em algum outro ponto. Com cuidado e paciência tudo dará certo, pode ter certeza.
Não se compare e nem se culpe por não conseguir amamentar seu filho de primeira. Tenha paciência, peça ajude e saiba que você é a melhor mãe que pode ser para o seu filho, e que ele tem total capacidade de te ajudar e você ajuda-lo.
Se necessário conte com a ajuda de uma assessoria de amamentação, que te ajudará de perto, em todos os quesitos da amamentação e o sucesso para ela.
Cuide da sua saúde e do seu bebê também!