Como já disse em alguns textos por aqui, a SOP é uma doença endócrina que acomete uma série de mulheres em idade fértil e que altera diversos hormônios, causando alguns sintomas.
A síndrome é caracterizada pelo aumento dos hormônios masculinos, dos quais se destaca a testosterona, que desencadeia a alteração de outros hormônios em cascata, causando diversos sintomas.
Muitas mulheres possuem todos os sintomas ativos, outras nem todos… mas não é uma regra! Você pode ter todos, como ter apenas um ou dois, e é por isso que os exames são de extrema importância para que você consiga saber de fato, onde estão os pontos que precisam ser tratados.
Uma outra questão é que a intensidade dos sintomas é bem relativa. Em algumas mulheres, vem com uma alta intensidade, e em outras, aparecem bem pouco. E é aqui que mora o problema.
Muitas mulheres não se incomodam com os sintomas por serem amenos ou não perceptíveis, e por isso, não se preocupam em tratar a SOP.
Agora você deve estar se perguntando: se não tenho sintomas ou tenho poucos e eles não me incomodam, porque isso seria um problema?
A questão está nas possíveis consequências de uma SOP não tratada, que variam desde o desenvolvimento de diabetes tipo 2 até doenças cardio vasculares, síndrome do pânico, depressão, trombose, entre outras.
Vou te falar aqui 10 sintomas da SOP que você NÃO pode ignorar, que precisa investigar e tratar por mais que eles não te incomodem ou que estejam em baixa intensidade.
– Ganho de peso sem explicação e resistente à perda
– Manchas escuras na pele (virilha, pescoço, cotovelos)
– Acne persistente
– Queda de cabelo
– Hirsutismo (aumento dos pelos no rosto, glúteos, peito, seios e virilhas)
– Falta de energia e indisposição, cansaço sem explicação
– Depressão
– Dificuldade para engravidar
– Ciclos menstruais irregulares ou ausentes
– Compulsão e maior necessidade por carboidratos (doces ou salgados)
Cada sintoma precisa ser olhado e analisado com cautela, para que você consiga trata-lo da forma correta.
Um exemplo: você sempre manteve o peso sob controle, mesmo que não facilmente. Nos últimos meses ou anos ganhou mais peso que o habitual e os esforços que antes surtiam efeito hoje parecem não resultarem em nada. Você então cansou de lutar contra a balança e preferiu se aceitar com os quilinhos a mais mesmo. Qual o problema disso? O aumento de peso pode piorar a resistência à insulina, condição extremamente comum e que atinge mais de 90% das mulheres com SOP. Com o aumento de peso e o agravamento dessa resistência à insulina, o metabolismo piora como um todo, e com isso pioram o cansaço, a compulsão por carboidratos doces ou salgados, os sintomas de depressão, ansiedade ou síndrome do pânico, e até os sintomas clínicos que surgem com a piora dos hormônios, tais como pelos, acne, queda de cabelo e irregularidade dos ciclos menstruais.
Quando não tratamos cada sintoma da SOP, estamos não só os deixando mais intensos como também favorecendo o aparecimento de outras e novas doenças.
Devemos nos lembrar sempre: para cada sintoma não tratado, estamos colocando um tijolinho a mais no muro da SOP, para que ela piore a cada dia e intensifique cada vez mais suas manifestações.
Cuide da sua saúde e diga adeus aos sintomas da SOP. A alimentação é parte fundamenta desse tratamento!