Carol Faria Nutricionista SP Nutricionista em São Paulo – SP, consultoria em emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar. consulta@cantinhodanutri.com.br (11) 9-9801-0101 $$
cash, check, credit card
Rua João Cachoeira, 1755, Vila Conceição Sao Paulo SP 04535-016

Alimentação para tentantes: como melhorar a fertilidade a partir do que você come?

/, Dicas, Saúde da Mulher/Alimentação para tentantes: como melhorar a fertilidade a partir do que você come?

Alimentação para tentantes: como melhorar a fertilidade a partir do que você come?

Atualmente o número de mulheres que tentam engravidar a um certo tempo até conseguirem vem aumentando muito. Tentante é um termo popular que caracteriza a mulher que decidiu engravidar e está literalmente tentando, ou seja, ela quer ser mãe. Essa mulher faz o que pode para realizar um sonho, todos os meses uma nova expectativa.
Lê dicas daqui, ouve conselhos dali. Se deixar, a ansiedade toma conta e piora tudo. Mas você já parou para pensar em como sua alimentação pode interferir no processo de concepção? Vou te mostrar como…
Engana-se quem pensa que alimentação está ligada somente à saciedade. “Sinto fome, logo, como”. Mas a verdade é que o alimento é muito mais do que se vê, vai muito além do seu sabor doce, salgado ou azedo, ele é uma combinação de moléculas, repleto de substâncias. Assim como qualquer composto, os dos alimentos também causam efeitos em nosso organismo.
Sabendo isso, foi pensado em como uma mulher tentante pode usar alimentos de forma estratégica para aumentar suas chances de engravidar.

O que incluir na alimentação?
• Cereais integrais e carboidratos complexos: arroz integral, centeio, aveia, cevada, leguminosas e tubérculos como batata doce, batata yacon, cenoura, etc.

• Gordura poli e monossaturada: gordura vegetal, encontrada em oleaginosas, azeite de oliva extra virgem e abacate.

• Ácidos graxos essenciais: precisam ser obtidos através da alimentação, são os ômegas 6. Encontram-se em vegetais, frutos secos e sementes de girassol. Ácidos graxos ômega 3: presente no salmão, chia, farinha de linhaça.

• Orgânicos: ricos em nutrientes, são produzidos sem produtos tóxicos como pesticidas, no caso de vegetais, frutas, legumes, tubérculos, grãos, condimentos e ervas, ou sem antibióticos e hormonas, no caso de carnes, peixes e ovos.

• Frutas e vegetais: ótimos fornecedores de fibras, vitaminas e minerais.

O que evitar ou consumir moderadamente?

• Produtos industrializados e alimentos modificados: alimentos modificados e processados industrialmente onde são usados conservantes, corantes e emulsionantes ou outros produtos químicos ao longo do processo de produção. Nesta lista entram os embutidos ou carnes processadas. Devem ser evitados.

• Gorduras saturadas: não são primariamente utilizados como fonte de energia ou outras funções metabólicas e, por isso, são preferencialmente armazenados no tecido adiposo e que, uma vez armazenados no tecido adiposo, muito dificilmente são mobilizados. Estão diretamente relacionados a problemas cardiovasculares. Encontrados em alimentos de origem animal, como carnes e leite e derivados. Devem ser consumidos moderadamente, dê preferência para as carnes magras.

• Doces, biscoitos, sorvetes e afins: alto teor calórico e nada de nutrientes. Ricos em gordura saturada e trans e muito açúcar e sódio. Nesta lista entram os biscoitos, doces, salgadinhos, bolinhos, enfim, uma infinidade de produtos. As frituras, margarinas aperitivos e fast food também contém gordura trans. Devem ser evitados.

• Carnes cruas: aumentam o risco de exposição ao parasita da toxoplasmose, doença que pode causar graves complicações no desenvolvimento fetal. Devem ser evitados.

• Cafeína: elevadas concentrações de cafeína prejudica a absorção de ferro e cálcio e aumenta o número de radicais livres no organismo o que compromete a concepção. Devem ser consumidos moderadamente.

• Álcool: afeta os níveis de fertilidade da mulher e a diminuem o número, saúde e mobilidade dos espermatozoides afetando a fertilidade masculina. Deve ser evitado.

• Carboidratos refinados: pão, massa e arroz, alimentos que, durante o processo de refinação, perdem nutrientes essenciais para quem está a tentar engravidar como antioxidantes, vitaminas do complexo B e ferro. Devem ser consumidos moderadamente.

A saúde intestinal é primordial para o funcionamento de todo o organismo, manter a alimentação saudável, com quantidades adequadas de fibras também é muito importante.
Aliar essa alimentação saudável à hábitos igualmente saudáveis e favoráveis é indispensável. Pratique atividade física e cuide também da saúde mental. Busque atividades que te distraia e procure não ficar ansiosa, pois essa é um dos fatores que atrapalham e muito a concepção. Procure sempre orientação médica e nutricional.
A boa saúde do parceiro também é essencial, não deixe de mostrar essas dicas para ele.

2019-01-08T11:11:33+00:00