Carol Faria Nutricionista SP Nutricionista em São Paulo – SP, consultoria em emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar. consulta@cantinhodanutri.com.br (11) 9-9801-0101 $$
cash, check, credit card
Rua João Cachoeira, 1755, Vila Conceição Sao Paulo SP 04535-016

AUMENTAR MASSA MAGRA COM A LOW CARB: É POSSÍVEL?

/, Dicas, Emagrecimento/AUMENTAR MASSA MAGRA COM A LOW CARB: É POSSÍVEL?

AUMENTAR MASSA MAGRA COM A LOW CARB: É POSSÍVEL?

A dieta low carb é uma dieta que recomenda uma ingestão reduzida de carboidratos, ou seja, onde consumo desse nutriente é menor que as diretrizes oficiais dos órgãos de saúde.
Muitas pessoas acabam confundindo a low carb com a dieta cetogênica, porém são condutas diferentes. A low carb, como o próprio nome diz, é uma alimentação com pouco carboidrato, e não com zero ingestão.
Na low carb, o consumo de carboidratos complexos é priorizado. São exemplos: os alimentos integrais, batata doce, raízes de forma geral, entre outros. Esses alimentos são absorvidos com uma maior lentidão no corpo, evitando picos de insulina, e dando mais saciedade por um maior tempo.
Já os carboidratos refinados, como açúcar e doces, devem ser evitados, pois são absorvidos com mais rapidez, gerando picos de insulina, o que causa mais fome e mais necessidade de carboidratos. Esse é o chamado efeito rebote.
A dieta low carb vem sendo utilizada por muitas pessoas, pois traz muitos benefícios a saúde e à estética, ajudando em uma perda de peso com definição muscular.
Muitas pessoas quando perdem peso e alcançam o seu objetivo, querem aumentar a massa magra, e então, a dúvida vem: “Será que dá para aumentar massa magra com a dieta low carb?”
A resposta é sim! Porém algumas ressalvas precisam ser ditas e realizadas.
Primeiramente, mesmo que a dieta seja low carb, ela precisa ser composta com um pouco mais de calorias do que a dieta destinada ao emagrecimento, pois você não consegue sintetizar massa magra sem um “excedente” de energia.
O seu músculo para tomar forma, precisa de energia para se desenvolver, e se você fizer uma dieta com baixas calorias, você não conseguirá esse resultado.
Como colocar em prática? Você reduz a quantidade de carboidrato sim, como a low carb diz, mas aumenta um pouco a quantidade de proteína e gordura (importante ressaltar que a prioridade são as gorduras boas, insaturadas, pois aumentam os níveis do colesterol bom e diminuem os níveis do colesterol ruim. São exemplos: abacate, azeite, castanhas, óleos vegetais…)
Vale ressaltar que o equilíbrio é a chave e o excesso nunca é bom. Quando falamos em aumentar a quantidade de proteína e gordura, precisamos fazer isso com cautela e orientados por um profissionais. Às vistas de uma explicação bioquímica, isso pode não ser tão benéfico assim e por isso não serve para todo mundo.
Para o aumento da massa magra, com ou sem a dieta a low carb, os exercícios são de extrema importância.
Você precisa estimular o seu músculo para que ele trabalhe de forma correta e para que ganhe forma. E nesse ponto, a presença de um educador físico para te acompanhar, orientar e dizer qual a melhor maneira para você se exercitar é muito importante e não deve ser deixado de lado.
Muitas pessoas perguntam sobre suplementação, e sim, ela pode ajudar nesse quesito, porém precisa ser vista de forma individual a fim de que seja feita, se necessário, da melhor forma: para você, de acordo com as suas necessidades energéticas, rotina, estado nutricional e outros pontos.
No quesito alimentação, é importante que você priorize sua alimentação antes e após o treino.
Quando falamos em dieta low carb, é preciso que você priorize o consumo de carboidratos nessas duas refeições, pois você precisa de energia para poder fazer os exercícios físicos e após o treino para ter a recuperação adequada.
O consumo de água precisa ser adequado. Se você faz a dieta low carb, logo terá menores estoques de glicogênio e consequentemente de água. Por isso, precisamos manter as quantidades de água ideais para uma hidratação perfeita. Vale lembrar que para sintetizar massa muscular, nosso organismo também precisa de água para os processos e reações químicas necessários.
Todas essas dicas podem ser inseridas em sua rotina, mas o ideal é ter um acompanhamento individual, para que você consiga os resultados de acordo com o seu corpo e organismo. Procure sempre uma profissional nutricionista!

2019-01-08T10:58:17+00:00