Muitas grávidas acreditam que a preocupação com a amamentação só deve se iniciar quando o bebê nasce. Mas não é bem assim.
Devemos nos atentar e começar os cuidados ainda na gestação para que nos proporcione uma amamentação tranquila e agradável. Tomar sol nos seios é uma dica que toda gravida deveria seguir. Encontre um lugar reservado em sua casa, tire o sutiã e coloque os seios para tomar um banho de sol.
Os médicos indicam que as gestantes exponham os mamilos durante dez minutos por dia. Fique atenta para não causar queimaduras e lembre-se de que o horário ideal é entre 8h e 10h da manhã ou entre 15h e 16h.
Utilize o sutiã ideal. No período da gestação, os seios crescem e o ideal é usar sutiãs nos quais não apertem os seios.
Massagens semanas antes do bebê nascer pode ajudar. Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio. Uma outra dica é utilizar camisetas sem sutiã, para diminuir a sensibilidade do bico do seio, para evitar rachaduras e machucados na amamentação.
Não esfregue buchas e toalhas nos seios para evitar machucados. Todas essas dicas são recomendadas para que te proporcione uma amamentação tranquila, com dores amenizadas e muito conforto.
Sabemos que a amamentação é um momento de aprendizado, tanto para a mãe, quanto para o bebê, e pode ser que seja um tanto difícil no começo, pode ser que incomode e cause dor. Mas é necessário ter paciência e tomar todos os cuidados necessários ainda na gestação, para ajudar em todos os processos e deixar tudo mais tranquilo.
Faça tudo o que você pode, converse com o seu médico, profissionais especializados, leia sobre o assunto, a fim de estar preparada para esse momento, afinal, além de ser um momento de muito amor, carinho e afeto, é um fator muito importante para o bebê, pois o leite é o alimento perfeito para o bebê, oferecendo todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê!
Não desista da amamentação! É um momento muito importante para você, e principalmente para o bebê!