O pós-parto é um momento único! Cheio de amor, afeto, alegrias… São tantas descobertas, principalmente quando falamos em primeiro filho, mãe de primeira viagem.
A cada dia, uma novidade! Um tempo um pouco confuso também, pois é uma fase de adaptação, então muitas coisas precisam ser colocadas no eixo.
Mas, depois de um tempo, com a rotina estabelecida, e a vida da mamãe de volta ao normal, é muito comum ver a mãe querendo voltar a algumas práticas que ela fazia antes de engravidar, e uma delas é cuidar de si.
E duas práticas muito prevalentes nessa fase, são as dietas e os exercícios físicos. É normal que a grávida ganhe peso na gestação, e fique com alguns quilos ainda depois que ganhou o bebê. E isso pode ser o motivo principal no qual faz a mãe querer voltar.
Algumas, nem colocavam em prática, mas depois do parto querem começar.
Mas a principal dúvida é: “Quando começar? Quando devo fazer?”
A dieta restrita não é indicada no pós-parto. Isso porque a mamãe está amamentando, então ela precisa de mais energia, pois além de necessitar de energia e nutrientes para si, ela também precisa para o seu bebê.
É muito comum ver mães que amamentam, fazendo dietas restritas, com poucas calorias, excluindo alguns grupos alimentares, como por exemplo, o carboidrato. E isso não é indicado.
Mas porquê?
Como já falamos, você precisa de um aporte nutricional para você e para o seu bebê. Quando amamentamos, por mais que estejamos sentadas, sem fazer nada, gastamos muita energia, e precisamos repor.
Além de que o leite materno é rico em nutrientes, certo? E assim como na gestação que você precisava comer determinados alimentos para levar o nutriente até o bebê, assim é na amamentação.
O mais indicado é fazer uma alimentação balanceada. Opte por comer uma quantidade adequada, com variação. Uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, mas não se esquecendo dos outros grupos alimentares, pois todos são importantes. Quando for comer carnes, prefira as sem gordura. Quando for comer carboidratos, prefira os complexos, como os grãos integrais, por exemplo.
Uma dieta balanceada é fundamental.
Quanto aos exercícios, o tempo, no qual vai dizer quando você pode voltar, vai depender do seu tipo de parto, e como foi.
Geralmente, quando o parto ocorreu tudo bem, os médicos começam a liberar após os três meses. Mas isso pode variar, portanto é imprescindível que você consulte o seu médico antes de começar!
Comece com atividades básicas, simples e que não demandem muita intensidade.
Comece com caminhadas curtas, e aos poucos, você pode intensificar, mas com cautela.
Fazer uma dieta e uma prática de atividades físicas, não interferirá no aleitamento materno.
Portanto, tenha todo o cuidado ao fazer!
É muito importante ter um acompanhamento profissional!