A Endometriose é uma desordem ginecológica que afeta até 15% das mulheres em idade reprodutiva ao redor de todo o mundo. O endométrio, mucosa que reveste o útero, se prolifera a cada mês com a menstruação (que surge quando não ocorre a fecundação) em regiões fora do útero. Em casos bem mais graves, é possível ter endometriose até no pulmão e cérebro. Ao invés de descamar e sair pela vagina juntamente com o sangue, o endométrio faz o caminho contrário, em direção as trompas uterinas. E cada vez que a fecundação não acontece (condição que também fica dificultada, uma vez que as trompas uterinas estão inviabilizadas e obstruídas) o tecido se prolifera, gerando ainda mais inflamação.
A mudança alimentar na terapia nutricional da Endometriose é de suma importância, pois já se sabe que muitos alimentos tem o potencial inflamatório e podem piorar não somente as dores, como também a qualidade de vida em geral. Em estudo, 59 mulheres com histórico de Endometriose e/ou Infertilidade de 19 a 41 anos, foram divididas em dois grupos. O primeiro grupo recebeu vitaminas antioxidantes (C e E) e o segundo não recebeu nada e continuou com suas respectivas dietas.
Após o estudo, foi verificado no grupo que recebeu as vitaminas uma melhora em 43% das pacientes de dor pélvica e redução da dismenorreia em 37%. Sendo que este último sintoma melhorou em apenas 4% das pacientes, no segundo grupo.
Portanto, com esse e outros estudos parecidos, foi possível concluir que com o uso de vitaminas e antioxidantes, há uma melhora notável em um dos sintomas que mais aflige as mulheres com a patologia, que é a dor.
A inclusão de alimentos antioxidantes na dieta de uma mulher com Endometriose é muito importante e necessário uma vez que além de melhorar a dor pélvica, também contribui para a melhora da disposição, pois com a dor diminuída, a mulher consegue realizar suas tarefas do dia a dia mais tranquilamente, impedindo que a condição atrapalhe na sua rotina.
Se você tem endometriose, o mais adequado é que consiga controlar e tratar os sintomas com a alimentação! Somos o que comemos!