Sabemos que tratar a endometriose é de extrema importância! Já mencionei diversas vezes por aqui que a alimentação é muito eficaz no tratamento, bem como no alivio das dores, inflamação e todos os outros sintomas que ela pode trazer!
Sabemos que uma alimentação saudável, rica em alimentos in natura, pobre em alimentos industrializados e alimentos inflamatórios, são primordiais para o tratamento da endometriose.
Mas alguns estudos atuais, vêm apontando as terapias complementares e alternativas como excelentes opções para o tratamento.
Ou seja, condutas que podemos adotar, como complemento para o tratamento eficaz da endometriose.
Alguns estudos apontam a acupuntura, a fisioterapia, e o próprio estilo de vida da mulher como colaboradores importantes do tratamento.
A acupuntura é uma alternativa para diminuição e manejo da dor e relaxamento. Trata-se de uma técnica que atualmente vem sendo muito falada e em diversos estudos comprova-se sua eficiência, apontando que pessoas que fazem a acupuntura são mais relaxadas, considerando-se desde a tensão muscular até o estresse, os quais desempenham um papel importante nos sintomas de dores crônicas.
A modificação do estilo de vida, juntamente com a fisioterapia e massagens, pode ajudar pacientes com endometriose a gerenciar melhor as dores.
Esse tratamento alternativo tem por objetivo ajudar os pacientes a relaxarem, diminuindo o estresse, melhorando o tônus muscular e a qualidade de vida. Uma outra alternativa é o biofeedback, onde ensina-se os pacientes a alterar a sua resposta aos sinais de dores, controlando o ritmo cardíaco, respiração, tônus muscular.
A estimulação elétrica do nervo transcutâneo (RT) também vem sendo estudada, sendo uma estimulação elétrica direta da pele que recobre os pontos-gatilho da dor para proporcionar alívio.
O tratamento osteopático é administrado ao paciente com um plano de cuidados contra a dor global, que inclui a manipulação de músculos, tendões e alinhamento do esqueleto em conjunto com medicação analgésica e anti-inflamatória. Todas essas alternativas e complementos podem te ajudar a ter uma vida melhor, e com menos sintomas da endometriose e menor dor!
Aposte em uma alimentação saudável com um estilo de vida mais benéfico para a sua saúde!