Carol Faria Nutricionista SP Nutricionista em São Paulo – SP, consultoria em emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar. consulta@cantinhodanutri.com.br (11) 9-9801-0101 $$
cash, check, credit card
Rua João Cachoeira, 1755, Vila Conceição Sao Paulo SP 04535-016

Estresse na gestação: como influencia o bebê e como amenizar seus efeitos

/, Gestantes, Infantil/Estresse na gestação: como influencia o bebê e como amenizar seus efeitos

Estresse na gestação: como influencia o bebê e como amenizar seus efeitos

Você está gestante? É um período que há muitas mudanças, não é? Sim… São várias adaptações, sentimentos, emoções… e isso é normal. Mas sabia que o estresse pode influenciar na saúde do bebê?
Ainda não há estudos que comprovem que, por exemplo, um estresse do dia a dia pode causar um aborto espontâneo.
Mas o estresse extremo precisa ser controlado. A maior parte dos abortos espontâneos não tem causa conhecida ou ocorre por um fator além da possibilidade de controle. Acredita-se que de 50% a 70% das perdas que acontecem no primeiro trimestre sejam devido a anormalidades cromossômicas no óvulo fertilizado, ou seja, ele não teria mesmo possibilidade de se desenvolver normalmente.
Mas essa afirmação não quer dizer que o estresse grave, como um divórcio inesperado, briga na família ou outra situação, não possa afetar a saúde do bebê.
Para comprovar, um estudo dinamarquês, realizado em 2008, com 19 mil gestantes com alto nível de estresse psicológico apontou um risco 80% maior dessas gestantes darem a luz a natimortos, quando comparadas com as gestantes que tinham um estresse moderado.
Diversos outros estudos mostram que o estresse excessivo pode levar a abortos espontâneos, partos prematuros, baixo peso ao nascer e até mesmo asma e alergias no futuro para a criança.
Como seria bom se a mulher gestante pudesse ficar longe de todos esses sentimentos negativos, não é? Seria uma maravilha… Mas infelizmente, não é assim que acontece e você precisa cuidar da sua saúde e pensar que tem uma vida dentro de você, que precisa ser cuidada e com muita atenção.
Sim, não é fácil… Mas tenho algumas dicas que podem te ajudar a diminuir o estresse e a ficar mais calma nesse período.
Então, se você quer diminuir o estresse extremo e do dia a dia, aqui vai algumas dicas para você:
– Converse com seu bebê. Acredite, isso faz bem. Sua voz é reconhecida com as vibrações no útero. O bebê sente e reconhece. Sim!
– Perdoe. É comum nessa fase ficarmos sensíveis, não é? Então aproveite esse momento para perdoar, e amolecer o seu coração para aquela situação que ele se fechou.
– Respire, conte até 10. O útero é um músculo que se contrai, comprimindo, oprimindo e apertando o bebê. Assim, em momentos de tensões.
– Use o sexo como relaxamento e distração. As grávidas costumam ter a libido aumentada na gestação, então aproveite esses momentos.
Também é importante deixar um recadinho para a família da gravidinha.
Ajude- a nesse momento! Colabore!
E lembre-se ninguém nasce mãe e preparada para isso. Tenha calma e paciência.

2019-01-08T10:55:11+00:00