Carol Faria Nutricionista SP Nutricionista em São Paulo – SP, consultoria em emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar. consulta@cantinhodanutri.com.br (11) 9-9801-0101 $$
cash, check, credit card
Rua João Cachoeira, 1755, Vila Conceição Sao Paulo SP 04535-016

Gestante: Melhora do intestino e diminuição dos gases na gestação

/, Dicas, Estudo, Gestantes/Gestante: Melhora do intestino e diminuição dos gases na gestação

Gestante: Melhora do intestino e diminuição dos gases na gestação

Muitas gestantes se queixam da formação de gases e desconforto intestinal. É normal ter um aumento na produção de gases durante a gravidez, pois ocorre um aumento do hormônio progesterona, que relaxa todos os tecidos do corpo, inclusive os do sistema digestivo, deixando a digestão mais lenta e favorecendo a formação de gases estomacais e intestinais, que acontecem por conta do tempo de contato entre alimento e intestino ser maior.

Para evitar os gases na gravidez, a gestante deve:

  • Evitar comer alimentos de difícil digestão e bebidas gasosas;
  • Evitar os alimentos que causam gases, como: batata doce, ovos, repolho, cebola, brócolis, feijão, grão de bico, frituras, ervilhas, pêssego e grãos;
  • Evitar falar enquanto come;
  • Comer devagar e mastigar muito bem os alimentos;
  • Usar roupas folgadas e confortáveis;
  • Caminhar diariamente;
  • Evitar chicletes.

Os gases na gravidez não prejudicam o bebê, mas podem causar dores intensas na barriga e desconforto abdominal na gestante. Um ótimo remédio simples e natural para gases na gravidez são os chás de erva-cidreira, devido às suas ações calmantes e antiespasmódicas, que ajudam a aliviar a dor e o desconforto. O consumo de água ajuda a reduzir a retenção de gases e o inchaço, bem como as indesejadas cólicas. A forma como come pode ser tão útil para reduzir os gases na gestante como os alimentos em si.

Já ter o intestino preso na gravidez é muito comum para as mulheres e o problema aumenta de acordo com o progresso da gestação, tudo devido à dilatação do útero que acaba comprimindo o intestino causando a prisão de ventre. Além disso, o aumento do hormônio Progesterona também contribui para que isso aconteça causando esse transtorno.

Sabemos que esse problema na saúde da mulher não afeta o bebê, porém causa muitas cólicas para a gestante, e em algumas situações pode apresentar hemorroidas internas ou externas causada pelo esforço excessivo por isso, a gestante precisa saber o que comer durante a gravidez, e é imprescindível que haja um cuidado especial com os alimentos sólidos e líquidos ingeridos.

2019-01-08T11:03:32+00:00