Emagrecimento: Jejum é para todo mundo?
Você sabe o que é jejum intermitente (JI)? O JI, juntamente com a dieta low carb, pode ser um grande aliado ao emagrecimento. Mas será que ele é uma boa oportunidade para todo mundo? Será que funciona para todos?
Primeiro de tudo, o jejum significa não comer, certo? E o não comer é uma restrição mais severa, e que exige cuidados.
Sempre alerto meus pacientes sobre a compulsão alimentar. Muitas pessoas saem de uma compulsão e entram no jejum. Isso é um caminho e uma grande porta aberta para a compulsão chegar novamente.
Antes de mais nada, a low carb é um estilo de vida com uma alimentação saudável e de verdade. Com um pouco menos de carboidratos, mas sempre priorizando a alimentação saudável.
O jejum intermitente pode ser aliado da dieta low carb para ajudar na perda de peso, quando entramos no efeito platô e queremos destravar a balança.
Quando você tem uma dieta low carb e faz o jejum intermitente, o seu corpo estará com os estoques de glicogênio baixos, então usará a gordura como fonte de energia, auxiliando assim, a perda de peso.
Existem diversos protocolos para seguir o jejum intermitente, como 8, 12, 16 horas de jejum…
Mas será que é indicado para todo mundo?
Mas o jejum intermitente não é indicado para todo mundo. Precisamos analisar com cautela o caso a caso e verificar se é uma boa opção.
Por exemplo: gestantes e lactantes são mulheres que não devem seguir protocolos de Jejum intermitente, pois tem necessidades energéticas aumentadas e diferentes. Jejuar nesses casos poderia atrapalhar o desenvolvimento do bebê ou até comprometer o aleitamento materno.
Pessoas com algumas patologias, como insuficiência renal, diabéticos, pacientes com infecções ou sistema imunológico comprometido, hipoglicemia, pacientes anêmicos e que usam medicações controladoa antes de iniciar o jejum, precisam consultar um profissional e serem acompanhados durante todo o processo.
Além da preocupação com a perda de peso, é fundamental nos preocuparmos também com a saúde. Uma mudança de peso só acontecerá de forma sustentável se a saúde não for colocada em risco.
Perca peso e ganhe saúde, e não o contrário!