Carol Faria Nutricionista SP Nutricionista em São Paulo – SP, consultoria em emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar. consulta@cantinhodanutri.com.br (11) 9-9801-0101 $$
cash, check, credit card
Rua João Cachoeira, 1755, Vila Conceição Sao Paulo SP 04535-016

MULHER GRÁVIDA PODE TER UMA DIETA VEGETARIANA?

/, Destaque, Dietas, Gestantes, Saúde da Mulher/MULHER GRÁVIDA PODE TER UMA DIETA VEGETARIANA?

MULHER GRÁVIDA PODE TER UMA DIETA VEGETARIANA?

A alimentação é muito importante durante qualquer fase da vida, mas durante a gestação é ainda mais e por isso merece destaque!
A mulher gestante precisa suprir suas necessidades energéticas e as do bebê, além de precisar também proporcionar todos os nutrientes necessários para que o feto tenha um ótimo crescimento e desenvolvimento.
Muitas dúvidas vêm durante essa fase, e uma delas é: “A mulher grávida pode ter uma dieta vegetariana?”
A maior preocupação da mãe em relação a isso é a possível falta de nutrientes, destacando a possível carência de proteínas e vitamina B12 que viriam com a retirada dos animais e seus derivados da dieta.
E sim! A mulher gestante pode ter uma dieta vegetariana, embora para isso seja necessário que a mulher tenha uma atenção especial à sua alimentação para que consiga ter um bom alcance de nutrientes e assim evitar possíveis carências.
Por exemplo: é preciso que a mulher capriche e eleve a ingestão das proteínas vegetais, para compensar as quantidades de proteínas animais que ela não irá ingerir. Esses alimentos são representados por ovos (se você for ovolactovegatariana), lentilha, feijão, ervilhas e também as oleaginosas como castanhas, amêndoas e avelãs.
Um nutriente importante para todas as gestantes é o ferro. Ele pode ser encontrado em verduras, brócolis, beterraba, couve, grãos e ervilhas.
O ômega 3 também é essencial para a saúde da mamãe e do bebê. É um nutriente que você pode encontrar na chia, linhaça e óleos vegetais e apresenta papel antioxidante.
O cálcio é muito importante para o desenvolvimento de ossos e dentes e você consegue encontra-lo em vegetais de cor verde escuro, como o espinafre, rúcula, e alimentos como tofu e castanhas.
Cada nutriente possui a sua importância tanto na saúde da mãe quanto na saúde do bebê e é por isso que precisamos dar atenção especial à alimentação da gestante vegetariana.
Algumas dicas também podem melhorar a absorção de nutrientes pelo seu corpo, como por exemplo:
– evitar o consumo de chás e cafés durante as refeições. Essas bebidas podem ser ingeridas fora das refeições, mas deve-se evitar esse consumo junto dos alimentos, pois o consumo de cafeína inibe e dificulta a absorção de cálcio pelo nosso organismo.
– quando você consumir alimentos ricos em ferro, evite os alimentos ricos em cálcio nessa mesma refeição, pois o cálcio impede a absorção do ferro.
– Após as refeições ricas em ferro, que na grande maioria são as de almoço e jantar, consuma frutas ricas em vitamina C. Essa vitamina ajuda na absorção do ferro, tornando-o mais ativo e melhor usado. Então, depois das principais refeições, consuma laranja, kiwi, tangerina, etc.
– Invista em saladas bem coloridas. Elas devem ser priorizadas para que você alcance vários nutrientes diferentes. Evite comer todos os dias os mesmos alimentos, e procure variar sempre!
Com essas pequenas dicas você já conseguirá melhorar sua dieta e com isso beneficiar sua gestação!
Procure um nutricionista e veja qual é a melhor dieta para você e sempre fique de olho nos níveis dos nutrientes em seu sangue! Fazer exames periódicos é extremamente importante durante a gestação e por mais que pareça desconfortável, são necessários.
Conhece alguma amiga que está passando por esse momento lindo da vida? Marque ela aqui nos comentários!

2019-01-08T10:56:59+00:00