Muito se fala sobre a alimentação na gestação, como deve ser, o que se deve comer, o que se deve evitar.
Mas você sabe o porquê? E para que um acompanhamento nutricional na gestação é importante? Sabe o motivo, de uma alimentação saudável e equilibrada na gestação? O motivo de ter tanta importância?
Saber todos esses porquês é o primeiro passo para que consigamos seguir um planejamento alimentar mais saudável na gestação.
Então…. Vamos descobrir juntas?!
A alimentação saudável e equilibrada é muito importante em qualquer fase da vida! Com a alimentação, conseguimos ter uma saúde melhor, com mais vitalidade, energia, e muito mais qualidade de vida. Além disso, garantimos um peso saudável, e também evitamos e tratamos diversas doenças.
Porém, na gestação, é ainda mais importante. Nesse período, o corpo da mulher passa por uma série de alterações físicas, hormonais, comportamentais e sociais, e o corpo precisa estar em ótimo estado nutricional para dar suporte a tanta mudança.
As principais mudanças fisiológicas, são:
– Aumento do gasto energético
– Aumento das necessidades nutricionais
– Mudanças hormonais
Além de que, a mulhe também precisa ter um bom aporte nutricional, para que ela consiga suprir suas necessidades nutricionais, com saúde, energia, e também para o bebê que está crescendo.
O bebê, que está se formando, precisa de uma bela nutrição da mãe, para que consiga crescer e se desenvolver, cheio de saúde e energia.
Você sabia que a alimentação da mãe pode influenciar diretamente na saúde até na fase adulta do seu filho?
Sim! É o que chamamos de programação metabólica. A mulher pode ajudar seu filho a ter uma melhor nutrição, um estado nutricional ótimo e uma menor prevalência de doenças.
Com diversas alterações na mulher gestante, algumas doenças podem surgir, se a mulher não tratar a alimentação.
Diabetes gestacional, pré- eclampsia, aumento de peso dentre outras podem surgir, impactando na saúde da gestante, do bebê, e na hora do parto também.
Voltando na questão do crescimento e desenvolvimento do bebê, os nutrientes são importantíssimos para que ocorra dentro do esperado.
Por exemplo, o cálcio, é importante para a formação dos ossos e dentes, o ácido fólico, para a formação do tubo neural, evitando malformações.
Por isso, a alimentação é de extrema importância na gestação, para que possa garantir tanto à mulher quanto ao bebê, um período tranquilo, seguro, com muita saúde, energia, e muita qualidade de vida!
Mantenha a alimentação saudável, balanceada! Cuide da sua alimentação! Não negligencie e não ache que não há tanta importância nas escolhas que você faz no dia a dia.
Procure a ajuda de um nutricionista para um atendimento individualizado, e veja o quanto gostoso é ajudar seu bebê a crescer forte e saudável!