A síndrome do ovário policístico é uma doença endócrina, na qual não possui cura. A síndrome envolve muitas alterações hormonais, nas quais, trazem sintomas, como ciclo menstrual irregular, anovulação, queda de cabelo, acne, oleosidade, seborreia, cansaço e etc.
É muito comum ver as mulheres tratando a síndrome apenas com medicamentos.
Mas estamos entrando em um outro nível de conhecimento, no qual nos leva a entender que os medicamentos não são as melhores opções de tratamento, por não tratarem a raiz do problema, ou seja, onde ela nasce e se desenvolve, além de trazer diversos efeitos colaterais.
Com esse mesmo nível de conhecimento, estudos que nos comprovam, vemos que uma mudança de estilo de vida, com uma alimentação saudável e específica, e a prática de atividades físicas, têm sido as melhores linhas e seguimentos de tratamento.
E muitas mulheres, ao saberem disso, através dos profissionais da saúde, vêm querendo uma mudança de estilo de vida, para tratar a síndrome e se ver livre de todos os sintomas.
Junto com isso, os tratamentos naturais, também tem se tornado um destaque.
Algumas ervas e fitoterápicos, possuem a função de tratar alguns sintomas.
Aqui, vou citar algumas ervas e alguns fitoterápicos que podem ajudar.
O chá da folha de amora, possui muitos benefícios, além de possuir bastante cálcio, fortalece os cabelos, ajudando a diminuir a queda, além de regular os hormônios que estão em níveis anormais na SOP.
A cúrcuma, é um poderoso antioxidante, que tem ação direta na progesterona, ajudando na regulação dos níveis.
Algumas plantas ajudam no equilíbrio dos hormônios.
Os chás também podem ajudar. Exemplos são o uxi amarelo e o unha de gato. Eles estimulam a ovulação.
Mas devemos nos atentar porque nem todos os chás são recomendados para todas as pessoas.
Por exemplo, é comum ver mulheres com SOP tentando engravidar, e alguns chás, como por exemplo, o de hibisco, que é super recomendado na SOP, não é recomendado para quem quer engravidar.
Consulte um profissional antes de tomar qualquer fitoterápico ou chá.