A introdução alimentar é um assunto que gera um pouco de dúvidas nas mamães. Além da dúvida, gera um pouco de receio e insegurança.
Um sentimento bem comum também é o ficar de “cabelo em pé” nas primeiras semanas de introdução alimentar, afinal, assim como a amamentação, é uma coisa nova tanto para o bebê quanto para a mãe, e precisa de paciência, cuidado e atenção.
Aquele bebê que só conhecia o leite materno, e se alimentava tão bem, agora faz birra, joga o prato no chão, recusa o alimento…. Chegou o momento dele conhecer novos alimentos, texturas, sabores… mas pode ser que ele não esteja tão preparado assim.
Mas ainda bem que isso é normal. Pode ficar tranquila mamãe, que isso vai passar.
Mudanças não são fáceis:
Aos poucos ele vai aprendendo, afinal mudança não é fácil para ninguém, não é?
O bebê aos poucos vai aprender a sentar sozinho, pegar o alimento, sentir o sabor e ingerir.
Antes de mais nada, é importante dizer que isso vai passar.
O passo a passo:
Não compare o seu filho com os outros bebês. Cada bebê tem um tempo de adaptação diferente. Não compare o seu primeiro filho com o segundo, com os sobrinhos, filhos das amigas…
Para auxiliar o bebê e tentar melhorar a introdução alimentar, alguns cuidados podem ser tomados. E vamos falar deles, a seguir.
É importante que assim como você tem a rotina alimentar, o bebê tenha. Então crie uma rotina para ele, aos poucos… Ofereça os alimentos quando ele estiver com fome, pois se ele estiver com a barriga cheia de leite, saciado, provavelmente vai recusar os outros alimentos.
Além disso, os bebês percebem mais do que você imagina e são muito espertos. Por mais que seja novinho, quando ele estiver comendo, diga palavras de incentivo a ele, bata palma, dê um sorriso… eles percebem tudo!
Muitas mamães querem evitar a sujeira na hora da comida…. mas não ligue para isso. Deixe o bebê sentir o aroma, textura, sabor, deixe ele pegar no alimento, por mais que amasse tudo… ele precisa desse contato com a comida.
Também é legal para que você una a sua refeição com a do bebê. Ou seja, comam na mesma hora, na mesa, todos sentados… por mais que o alimento do bebê seja diferente ao seu (e provavelmente vai ser) deixe que ele coma com a família. Esse momento será de grande aprendizado e o bebê ainda poderá ter a família como um referencial para a alimentação.
Além disso, ofereça sempre os alimentos novos! Não desista na primeira vez que o bebê não gostar….
Ajude o bebê nesse momento, ele também precisa aprender e com muito amor.
Acalme- se e saiba que esse momento vai passar e você vai tirar de letra esse desafio,
Cuide e preserve a saúde e a alimentação do seu bebê 😊