Carol Faria Nutricionista SP Nutricionista em São Paulo – SP, consultoria em emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar. consulta@cantinhodanutri.com.br (11) 9-9801-0101 $$
cash, check, credit card
Rua João Cachoeira, 1755, Vila Conceição Sao Paulo SP 04535-016

Síndrome do Ovário Policístico: alimentação como tratamento

/, Dietas, Saúde da Mulher, SOP/Síndrome do Ovário Policístico: alimentação como tratamento

Síndrome do Ovário Policístico: alimentação como tratamento

A síndrome do ovário policístico é uma doença endócrina, na qual ocorrem alterações hormonais.

A síndrome afeta de 6 a 10% das mulheres em idade fértil. Dentre as causas de infertilidade, as mais comuns são aquelas que estão associadas à dificuldade de ovulação. E nesse nicho, a doença mais freqüente e comum é a síndrome do ovário policístico.

As alterações hormonais que ocorrem, são responsáveis pelos sintomas. No ovário, é comum que se forme apenas um folículo, mas na síndrome formam-se vários, nos quais ficam acumulados, sem a liberação dos óvulos, sem se romper.  Mas esse não é um sintoma obrigatório na síndrome.

Há vários hormônios que se alteram, mas os principais e os que se destacam, são os androgênicos, hormônios masculinos. E assim, como toda doença, quando há alterações hormonais, há várias conseqüências.

Sabemos que a alimentação é muito importante na SOP! A alimentação pode trazer uma série de benefícios, nos quais são importantes para tratar a síndrome e ajudar no objetivo de concepção da mulher.

Uma alimentação saudável e balanceada, é primordial para que a mulher chegue em seu peso ideal!  A chegada ao peso ideal é extremamente importante, pois com o peso ideal, os sintomas serão mais facilmente controlados.

O peso ideal também evita as conseqüências da síndrome, pois o excesso de androgênio, chamado de hiperandrogenismo, pode interferir negativamente na perda de peso e na resistência insulínica.

A resistência à insulina é uma condição orgânica frequentemente presente na síndrome, levando a secreção anormal dos níveis de insulina, e quando esse excesso permanece em longo prazo, leva ao aumento dos níveis de glicose no organismo, e favorecendo a diabetes tipo II.

Para você chagar ao seu peso ideal, controlar os sintomas, prevenir as possíveis conseqüências e ainda estabelecer condições boas para a concepção.

A substituição de alimentos industrializados, por alimentos in natura, é de extrema importância.

Substituir os carboidratos refinados, nos quais são doces, farinhas brancas, pelos carboidratos complexos, como alimentos integrais, abóbora. Os carboidratos refinados são absorvidos rapidamente pelo organismo, fazendo com que a produção de insulina seja muito alta, o que é prejudicial na SOP.

Os carboidratos complexos chegam com maior lentidão, fazendo com que a produção de insulina também seja mais devagar, e dando mais saciedade.

É importante que você reduza o consumo de gorduras animais, acrescente gorduras boas, proveniente de óleos vegetais, como azeite, por exemplo.

Consuma alimentos integrais, como aveia, arroz e etc.

Reduza o consumo de lácteos com teor reduzido de gorduras, diminua a ingestão de açúcar.

Mantenha um estilo de vida saudável!

2019-01-08T11:10:35+00:00