Carol Faria Nutricionista SP Nutricionista em São Paulo – SP, consultoria em emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar. consulta@cantinhodanutri.com.br (11) 9-9801-0101 $$
cash, check, credit card
Rua João Cachoeira, 1755, Vila Conceição Sao Paulo SP 04535-016

SOP: Como seguir uma dieta Low Carb sendo vegetariana

/, Dicas, Dietas, Emagrecimento, SOP/SOP: Como seguir uma dieta Low Carb sendo vegetariana

SOP: Como seguir uma dieta Low Carb sendo vegetariana

Muitas mulheres sofrem com a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) e seus sintomas. Por conta da patologia, é necessário que exista uma mudança no estilo alimentar e seja necessária a priorização do consumo de alguns alimentos e exclusão de outros. A raiz do problema é a insulina. Em pessoas que não tem esta condição, o hormônio insulina é liberado quando há a presença de glicose na corrente sanguínea. Mas em mulheres que tem a SOP, por conta de alterações na cadeia de hormônios, a insulina tem uma maior resistência e não é liberada na quantidade adequada ou apenas não é liberada. Acontece que o pâncreas já a produziu tanto, que ele subentende que não precisa mais ser produzida, já que ela não está conseguindo executar sua função corretamente. A glicose que deveria ser armazenada nas células fica circulante na corrente e como o corpo precisa de energia, ele a armazena em forma de gordura. Facilitando assim o aumento de peso.

É preciso ocorrer uma mudança na alimentação, para que esses alimentos que contenham glicose não sejam fornecidos de forma rápida para que a insulina não seja produzida de uma única vez, e evite com que haja um acumulo de açúcar no sangue. Dessa forma, é preciso consumir alimentos que não favoreçam os picos de insulina. Por isso, é importante que haja a exclusão de carboidratos simples e priorize uma dieta com proteína, gordura e carboidratos complexos, sendo os últimos em menores quantidades. Mas e quando a pessoa é vegetariana? Bom, o que ficará restrito para a mesma consumir são alimentos de origem animal, exceto ovos e lacticínios (dependendo de cada um, pois muitos não consomem) mas se notarmos na dieta Low Carb nós acabamos priorizando o consumo de alimentos de origem vegetal, tirando a carne é claro. Mas no lugar da proteína da carne, temos as leguminosas que são ricas em proteínas. Temos a pasta de amendoim integral que pode acompanhar uma torrada integral, temos o ovo e suas variações culinárias, caso você não o excluo.

Por mais que pareça um pouco complexo, é possível sim uma mulher que tenha SOP, ser vegetariana e seguir a dieta Low Carb. Aqui vão algumas dicas para ficar mais fácil. Primeira dica: O que precisa ser feito é pensar, imaginar e brincar com os alimentos. Dá pra imaginar várias possibilidades se começarmos a imaginar como temos muitos alimentos a nossa disposição. Segunda dica: Já imaginou um mexidão de tofu pela manhã? Terceira dica: Macarrão com massa de abobrinha e quibe de abóbora no almoço? Que tal? Existem diversas opções saudáveis e que te ajudem a diminuir os sintomas da SOP. Quarta dica: Hambúrguer de quinoa e linhaça são uma delícia! Quinta dica: Você já conhece o Arroz fake de couve-Flor? Além de muito nutritivo, não tem quase nada de carboidratos. Experimente! Sexta dica: Nem só de carboidrato é feito um pão. Faça Pão de beterraba em casa! Além de gostoso, tem bem menos carboidrato que o pão branco tradicional. Sétima dica: Torrada integral com pasta de amendoim. Ótima junção de carboidrato complexo + proteína. Oitava dica: Consuma abacate! Salgado, doce, em forma de molhos, vitaminas. Essa fruta é ótima. Nona dica: Proteína de soja. Já experimentou? Décima e última dica: Se desconstrua. Muitas vezes por conta da nossa cultura, a ideia de o que é alimentação está enraizada na nossa cabeça e não queremos muda-la. Tem muito alimento saboroso e saudável para ser consumido.

Além de ter os nutrientes necessários para manutenção de uma vida saudável, priorizando o consumo de legumes, verduras e frutas, é necessário que retire da dieta alimentos industrializados, pois são ricos em sódio, açúcar e além de aumentarem os picos de insulina, vão favorecer o aumento de peso.
Mulheres que tem SOP tem uma maior dificuldade para perder peso como já falamos, então, o consumo desses alimentos, seguindo uma dieta adequada e com a prática de exercícios, contribuirá para a diminuição de peso e para menor chance de desenvolver patologias que normalmente estão relacionadas à mesma como Obesidade, Diabetes e Dislipidemias.

2019-01-08T11:09:16+00:00