Carol Faria Nutricionista SP Nutricionista em São Paulo – SP, consultoria em emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar. consulta@cantinhodanutri.com.br (11) 9-9801-0101 $$
cash, check, credit card
Rua João Cachoeira, 1755, Vila Conceição Sao Paulo SP 04535-016

SOP E TIREOIDE: QUAL A RELAÇÃO?

/, Estudo, Saúde da Mulher, SOP/SOP E TIREOIDE: QUAL A RELAÇÃO?

SOP E TIREOIDE: QUAL A RELAÇÃO?

Você já ouviu falar que a síndrome do ovário policístico (SOP) possui uma relação com a tireoide? Sim, possui.
Mas antes de te mostrar qual é a relação, vamos falar um pouquinho de cada ponto separadamente.
A SOP é uma doença endócrina que não possui cura, e por esse fato necessita de um tratamento contínuo e duradouro.
A síndrome envolve uma série de alterações hormonais que elevam principalmente os hormônios masculinos, entre outros.
Já a tireoide é uma glândula em forma de borboleta, que fica localizada no pescoço e é uma das maiores glândulas do corpo humano.
Ela age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional.
É de extrema importância que ela esteja funcionando em perfeito estado, para que tudo ocorra e funcione com harmonia e normalidade.
Ela é responsável pela produção de T3 e T4, hormônios que atuam em todos os sistemas do nosso organismo e podem agir em nosso metabolismo.
E quando a tireoide não está funcionando corretamente? Ela pode liberar esses hormônios em excesso ou em quantidade insuficiente.
Sabemos que quando os hormônios não estão regulados, algumas consequências podem aparecer. Quando os hormônios T3 e T4 estão aumentados, temos o hipertireoidismo, já quando eles estão em quantidades insuficientes, podem levar ao hipotireoidismo.
Vale lembrar que na SOP, além dos níveis alterados de hormônios masculinos, os hormônios T3 e T4 também são alterados em alguns casos.
Alguns estudos vêm mostrando a relação da síndrome do ovário policístico com o hipotireoidismo. E então descobriram que a SOP e o hipotireoidismo andam de mãos dadas, e que ele pode ser a causa da SOP. Mas nada comprovado 100%.
Então, se pararmos para pensar a alteração desses dois hormônios podem trazer uma série de consequências, tanto no hipotireoidismo quando na SOP.
Para o diagnóstico, um exame de sangue pode solucionar. Analisar os níveis de TSH, T3 e T4 já nos mostram a probabilidade do hipotireoidismo.
Já para o diagnóstico da SOP, outros exames precisam ser realizados, como LH. FSH, insulina, curva glicêmica, glicemia em jejum, ultrassom, vitamina D, 17 OHP, homa – r.
Portanto, se você está percebendo sintomas comuns de algumas dessas patologias, o ideal é investigar, para que faça o tratamento correto, se houver alguma disfunção.
Gostou da informação? Compartilha o texto com quem conhece!

2019-01-08T10:57:28+00:00