A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma doença endócrina, que envolve uma série de hormônios!
A maior parte das alterações hormonais são vindas do aumento dos androgênicos, hormônios masculinos que são responsáveis por muitos sintomas da SOP, tais como as acnes, queda de cabelo, oleosidade, ciclo menstrual irregular, pelos em excesso, resistência insulínica…
Sintomas que deixam as mulheres com a auto estima muito baixa e que podem levar a outros sintomas e a outras consequências. Por isso, a importância de um tratamento eficaz!
Como citado acima, um dos sintomas (ou consequências) da SOP é a resistência insulínica, conhecida, inclusive, como o principal acusador da síndrome.
Você sabia que a disbiose (desequilíbrio intestinal entre as bactérias “benéficas” e maléficas) é colocada em estudos como a principal origem da síndrome do ovário policístico?
Alguns fatores, como alimentação rica em industrializados, ultraprocessados, farinhas brancas, pouco consumo de fibras, juntam-se a vida sedentária do cotidiano, o que leva ao desequilíbrio da microbiota intestinal.
Então, podemos dizer que atualmente a disbiose vem sendo associada a fisiopatologia da SOP, com tanta importância quanto a resistência à insulina!
Um estudo divulgado atualmente, nesse ano de 2018, vêm colocando a importância do uso de probióticos, sendo especificamente Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus reuteri, Lactobacillus fermentum and Bifidobacterium bifidum, 2 bilhões CFU/g/ cada juntamente com 200 μg/dia de selênio teve alguns resultados relevantes na saúde mental das portadoras de SOP, com melhoras expressivas dos níveis de testosterona e melhora do hirsutismo, que é o excesso de pelos.
Tal suplementação também mostrou resultados positivos no estresse oxidativo e nos marcadores inflamatórios das portadoras de SOP.
Tanto os probióticos quanto o selênio pode atuar beneficamente na melhora do funcionamento e da microbiota intestinal, aumentando a digestão e a absorção dos nutrientes da dieta, também combatendo ao estresse oxidativo, que envolve a diminuição do nível de testosterona.
É importante que antes de qualquer medicação e/ou suplementação, você consulte um profissional! Mas lembre-se; o verdadeiro tratamento da SOP está no que você come e no estilo de vida que você tem!