Acupuntura é uma técnica chinesa onde são aplicadas pequenas agulhas na superfície com finalidade de promover a saúde, contribuindo para melhora de dores, por exemplo. Ocorre a estimulação de terminações nervosas, o impulso nervoso que é gerado, chega ao sistema central permitindo que o cérebro libere substâncias neurotransmissoras, responsáveis por regulação de muitos neurônios e também a liberação de substância responsáveis pela manutenção da saúde. A técnica contribui não somente para com o alivio da dor, como também no funcionamento do sistema nervoso autônomo, das glândulas e do sistema imunológico.
Dessa forma, a acupuntura vem sendo utilizada no tratamento da Síndrome do Ovário Policístico (SOP), pois além da melhora na qualidade de vida, ansiedade, a técnica também aumenta o fluxo sanguíneo do útero e dos ovários, possibilitando a melhora da qualidade dos folículos ovarianos, contribuindo também para a diminuição dos cistos.
Além de colaborar para o bem-estar da mulher, a técnica também auxilia no restabelecimento da homeostase, que nada mais é quando o corpo está funcionando em equilíbrio. A técnica colabora muito para a diminuição da ansiedade, contribuindo para a melhora da síndrome e de seus sintomas. Também permite que a mulher se sinta mais relaxada e disposta a realizar suas atividades, contribuindo com um dos sintomas que é mais incômodo para mulher com SOP: O cansaço.