Tanto a Endometriose quanto a SOP são patologias que acometem as mulheres normalmente em idade fértil. Ambas podem causar infertilidade, e além de gerar incômodo a milhares de mulheres, elas possuem relação.
A Síndrome do Ovário Policístico é uma doença em que há grandes alterações hormonais e um dos hormônios que não costuma estar com o seu valor de referência normalizado é o estrogênio. Mulheres com SOP também apresentam aumento de andrógenos, hormônios com características masculinas.
A Endometriose é uma doença estrogênio dependente, ou seja, quanto mais estrogênio, mais estímulo para a Endometriose se desenvolver, e por isso ela pode ser mais presente em mulheres com SOP, que já teriam esse hormônio descompensado e em maior quantidade.
Ainda não se sabe se a há realmente a ligação de mulheres com SOP desenvolverem Endometriose (ou terem mais riscos) e vice-versa. Mas, sabe-se que pode sim existir esta relação mais fortemente em mulheres que já possuem uma das duas.
Ambas não tem cura, mas possuem tratamento. Alimentação e a prática de exercícios constituem o tratamento de ouro para ambas, mas com individualidades.
Consulte sempre uma nutricionista, para ter a melhor dieta possível para você e suas necessidades!