O pós-parto nem sempre é uma fase fácil, mas não precisa também ser tão complicada. Na maioria dos casos, é necessária uma adaptação à nova rotina, uma organização diferente e mais planejamento, para aproveitar ao máximo os momentos com o bebê.
Após o parto, o seu corpo passa aos poucos a retornar com suas funções normais. O organismo está voltando a funcionar normalmente, e é como se você ainda estivesse entendendo tudo o que aconteceu. Nessas horas são muitas coisas para assimilar e você pode acabar deixando de lado fatores importantes, como por exemplo, sua alimentação.
Nesse momento e nem em qualquer outro, faça uma dieta restritiva. O seu corpo está voltando ao seu funcionamento antigo e precisa reparar células, tecidos e órgãos, portanto necessita de nutrientes construtores, energéticos e plásticos. Ou seja, todos. A alimentação deve ser bem variada. Fontes de proteína não podem faltar de forma alguma. Carnes de cortes magros, lacticínios, leguminosas e oleaginosas são alguns dos alimentos ricos neste nutriente.
Dependendo do parto, a mulher terá cortes que estão em processo de cicatrização. A proteína favorece essa cicatrização e contribui para que ela ocorra mais rapidamente. Além disso, o leite materno tem como um dos seus componentes mais abundantes a proteína.
O leite materno é o único alimento que deve ser oferecido ao bebê, portanto as proteínas devem ser consumidas em quantidades adequadas, pensando também na qualidade de vida do recém-nascido.
Frutas, legumes e verduras são ricos em fibras, e são excelentes fontes de vitaminas e minerais. O corpo da mulher está precisando restaurar o equilíbrio deles e também as vitaminas tem as mais variadas funções. São reconstrutoras, energéticas, algumas delas antioxidantes e melhoram ainda mais a nossa saúde. Portanto, a mulher não deve dispensar de forma alguma esses alimentos. Procure sempre consumir dos mais variados! Cada dia, um alimento diferente. As possibilidades são enormes e seu intestino também precisa deles!
Consumir alimentos fontes de carboidrato complexo e gorduras boas também é imprescindível. O consumo de carboidrato integral ajuda no bom funcionamento do intestino, além de ser um nutriente responsável pelo fornecimento de energia.
O consumo de industrializados, bebida alcoólicas, bebidas açucaradas deve ser evitado! No período do pós-parto, o corpo da mulher está voltando a funcionar da maneira que funcionava antes, voltando a se reestruturar fisicamente. O que a mulher precisa agora é de nutrientes, vindos de comida de verdade. Arroz, feijão, legumes, verduras, proteína. Alimentos industrializados são ricos em açúcar e podem contribuir com facilidade para alterações nos níveis hormonais da mulher, como a insulina, por exemplo. Portanto, o cuidado com a alimentação no pós-parto é de suma importância. O cuidado vai muito além do que apenas durante a gestação, e mesmo depois do nascimento, a saúde do bebê também depende do que a mamãe consome.
Consulta uma nutricionista materno infantil.