Carol Faria Nutricionista SP Nutricionista em São Paulo – SP, consultoria em emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar. consulta@cantinhodanutri.com.br (11) 9-9801-0101 $$
cash, check, credit card
Rua João Cachoeira, 1755, Vila Conceição Sao Paulo SP 04535-016

Alterações hormonais comuns na mulher com SOP e as suas consequências

/, Saúde da Mulher, SOP/Alterações hormonais comuns na mulher com SOP e as suas consequências

Alterações hormonais comuns na mulher com SOP e as suas consequências

SOP – Síndrome dos ovários policísticos – é um distúrbio endócrino que provoca alterações nos níveis hormonais, levando as glândulas a produzirem hormônios andrógenos em quantidade aumentada, o que causa uma disfunção nas atividades normais do organismo.

Essas concentrações elevadas de hormônios andrógenos (deidroepiandrosterona, testosterona e androstenediona) faz com que o ciclo regular reprodutivo feminino não funcione, pois, a presença de alta taxa desses hormônios anula a presença de ovulação.

Um dos quadros das alterações bioquímicas e endócrinas em mulheres com SOP é a hiperinsulinemia, que é caucionada pela resistência à insulina, é quem provoca as elevações da produção de andrógenos. Essa alteração hormonal é responsável pela maioria dos sintomas da SOP, como as alterações do ciclo reprodutivo e menstrual, acne e pelos na face.
Essas falhas no ciclo reprodutivo são caracterizadas pela ausência da ovulação, que deveria funcionar da seguinte maneira: as alterações hormonais normais fazem com que haja um aumento na produção do hormônio luteinizante (LH), esse hormônio irá estimular o ovário a liberar um óvulo maduro, que após algumas horas, irá liberá-lo, havendo então fecundação, esse óvulo irá para o útero, caso contrário, haverá a menstruação. Quando os hormônios andrógenos são produzidos erroneamente em grades taxas, não haverá esse controle metabólico ou bioquímico que faria com que o ciclo ocorresse de forma normal. Por isso, os sintomas mais comuns incluem ausência da ovulação e da menstruação, por conta disso também a infertilidade, o que leva as mulheres à pensarem que nunca poderão ter filhos ou até mesmo têm seus sonhos frustrados nas primeiras tentativas. É importante ressaltar que, apesar de não haver cura para a SOP, é possível trata-la e reverter estes sintomas, tonado possível a realização de uma gestação.

A presença da acne e pelos faciais também ocorrem devido a causas hormonais – secreção elevada dos andrógenos – A acne vulgar e o excesso de oleosidade da pele acometem cerca de 30 a 40% das mulheres portadoras de SOP. Quando o hormônio encontrado em excesso age sobre o sistema pilossebáceo, elevando a produção de pelos e material oleoso pelas glândulas, facilitando a ocorrência de inflamações e infecções que caracterizam a acne. Essa acne é normalmente encontrada na parte inferior do rosto da mulher, não nas áreas mais comuns, como testa e nariz, onde geralmente são as áreas mais oleosas e mais comum para o aparecimento de acnes.
O tratamento e melhora desses dois últimos sintomas também são muito importantes, incomodam muito as mulheres portadoras da SOP, tem relação com a autoimagem e autoestima, principalmente se tratando de adolescentes.

Outra característica que pode acometer até 50% das mulheres com SOP é o sobrepeso. A distribuição de gordura, nesse caso, é central, ao redor da cintura e abdômen. A diminuição do peso é uma das estratégias para melhorar a resistência à insulina, diminuindo assim as concentrações anormais de hormônios, podendo ser restaurada à ovulação, em alguns casos. Por isso, a alimentação é a forma mais eficaz de se tratar a raiz do problema, pois com uma dieta específica, podemos não só diminuir o peso mas também tratar a resistência à insulina.

2019-01-08T11:10:51+00:00