Carol Faria Nutricionista SP Nutricionista em São Paulo – SP, consultoria em emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar. consulta@cantinhodanutri.com.br (11) 9-9801-0101 $$
cash, check, credit card
Rua João Cachoeira, 1755, Vila Conceição Sao Paulo SP 04535-016

Aumentar massa magra e perder gordura ao mesmo tempo é possível? Quais estratégias usar?

/, Emagrecimento, Saúde da Mulher/Aumentar massa magra e perder gordura ao mesmo tempo é possível? Quais estratégias usar?

Aumentar massa magra e perder gordura ao mesmo tempo é possível? Quais estratégias usar?

Objetivos que caminha na contramão, aumentar massa magra e perder gordura. Mas é possível fazer os dois ao mesmo tempo? Primeiramente, quero deixar claro o quão é importante ter metas e focar em um resultado por vez, é muito mais eficiente, isso porque os resultados de um não será a mesma proporção do outro, pois os dois objetivos andam na contramão. De um lado, para ganhar massa precisamos de energia disponível, do outro, para queimar gordura precisamos cortar o consumo de energia, fazendo com que o corpo use a gordura acumulada como combustível.

Apesar de serem objetivos distintos, é possível sim aumentar massa magra e perder gordura ao mesmo tempo. Isso acontece, geralmente, com quem está iniciando nos treinos e segue uma dieta com baixas calorias, pelo fato de os músculos nunca terem sido estimulados antes, o crescimento pode ser mais rápido. Também pode ocorrer no caso de uma certa “memória muscular”, onde o músculo foi treinado a crescer, mas houve pausa, quando volta, as chances de ele crescer mais rápido são aumentadas, mesmo que a pessoa volte a treinar com a intenção de queimar gordura.

Mas, o que poucos sabem, é que algumas estratégias nutricionais junto com o treino podem ser usadas para conseguir ambos os ganhos ao mesmo tempo. A chamada dieta cetogênica é que promove esse resultado; com menor ingestão de carboidratos a glicemia baixa e estimula a liberação de adrenalina, inibindo a quebra de proteínas musculares, o que faria diminuir os músculos, um processo natural, ou seja, com essa inibição, não haverá diminuição de massa magra. A glucose baixa também aumenta a produção do hormônio de crescimento. Outro fator é que com a dieta cetogênica, normalmente as pessoas ingerem mais alimentos ricos em proteína, resultando em benefícios para o aumento da massa muscular.

Como funciona a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica exige muita atenção em seu planejamento, pede a regulação dos macronutrientes, lipídeos, carboidratos e proteínas; com o planejamento adequado, o indivíduo terá o consumo elevado de lipídeos, moderado de proteína e muito baixo consumo de carboidrato. Com a substituição das calorias que viriam dos carboidratos por calorias advindas de gorduras, o organismo entra em estado de cetose, essa é condição orgânica que vai promover a perda de peso.

Funciona da seguinte forma: o resultado do baixo consumo de carboidratos será a produção de cetonas, são moléculas derivadas da gordura e produzidas pelo fígado, quando os níveis de glicose no sangue estão baixos, o organismo passa a produzir mais cetona. Com isso, o corpo passa a utilizar gordura corporal como combustível, o que promove a perda de tecido adiposo.

Conhece alguém que luta para perder peso? Seja legal com essa pessoa, compartilhando esse texto com ela. E se você gostou, não deixe de acompanhar minhas redes sociais. Nelas tem texto novo todos os dias!

 

2019-01-08T11:13:24+00:00