Carol Faria Nutricionista SP Nutricionista em São Paulo – SP, consultoria em emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar. consulta@cantinhodanutri.com.br (11) 9-9801-0101 $$
cash, check, credit card
Rua João Cachoeira, 1755, Vila Conceição Sao Paulo SP 04535-016

Aumentar massa muscular e perder gordura: como conseguir esse resultado de forma concomitante?

/, Esporte, Saúde da Mulher/Aumentar massa muscular e perder gordura: como conseguir esse resultado de forma concomitante?

Aumentar massa muscular e perder gordura: como conseguir esse resultado de forma concomitante?

Apesar de serem objetivos distintos, é possível sim aumentar massa magra e perder gordura ao mesmo tempo. Isso acontece, geralmente, com quem está iniciando nos treinos e segue uma dieta com baixas calorias, pelo fato de os músculos nunca terem sido estimulados antes, o crescimento pode ser mais rápido. Também pode ocorrer no caso de uma certa “memória muscular”, onde o músculo foi treinado a crescer, mas houve pausa, quando volta, as chances de ele crescer mais rápido são aumentadas, mesmo que a pessoa volte a treinar com a intenção de queimar gordura.

Algumas estratégias nutricionais em conjunto com o treino podem ser usadas para conseguir ambos os resultados. A chamada dieta cetogênica é que promove esse resultado; com menor ingestão de carboidratos a glicemia baixa e estimula a liberação de adrenalina, inibindo a quebra de proteínas musculares, o que faria diminuir os músculos, um processo natural, ou seja, com essa inibição, não haverá diminuição de massa magra. A glucose baixa também aumenta a produção do hormônio de crescimento. Outro fator é que com a dieta cetogênica, normalmente as pessoas ingerem mais alimentos ricos em proteína, resultando em benefícios para o aumento da massa muscular. A dieta cetogênica exige muita atenção em seu planejamento, pede a regulação dos macronutrientes, lipídeos, carboidratos e proteínas; com o planejamento adequado, o indivíduo terá o consumo elevado de lipídeos, moderado de proteína e muito baixo consumo de carboidrato. Com a substituição das calorias que viriam dos carboidratos por calorias advindas de gorduras, o organismo entra em estado de cetose, essa é condição orgânica que vai promover a perda de peso.

A funcionalidade desse estilo de alimentação está na forma como ela age no organismo, o resultado do baixo consumo de carboidratos será a produção de cetonas, são moléculas derivadas da gordura e produzidas pelo fígado, quando os níveis de glicose no sangue estão baixos, o organismo passa a produzir mais cetona. Com isso, o corpo passa a utilizar gordura corporal como combustível, o que promove a perda de tecido adiposo. Essa dieta não deve ser feita por um tempo prolongado, pois as cetonas não são saudáveis para o organismo, uma longa produção dessa substância pode ocasionar toxicidade.

10 erros que você deve estar cometendo que te impedem de chegar ao resultado

  1. Não buscar ajuda profissional: Querer percorrer o trajeto sozinho, já é difícil, sem auxílio de quem entende do assunto pode ser mais difícil ainda. A credite, não existe fórmula mágica, o que funcionou para o pode não funcionar para você, profissionais que cuidarão da sua alimentação e dos seus treinos serão fundamentais para o sucesso.
  2. Não seguir um plano: não ter um plano é como andar à cegas, é muito importante elaborar um planejamento individual, baseado na sua necessidade.
  3. Não estabelecer metas de curto prazo: Quando o assunto é diminuição do peso, é importante sempre lembrar que esse processo é um caminho, as vezes longo, a ser percorrido. Por isso, para que haja motivação constante, é importante se manter motivado. Por exemplo, se tenho dificuldade em treinar regularmente, já tenho uma meta, melhorar isso, talvez criando uma rotina mais funcional, que se encaixe na minha rotina.
  4. Querer ver os resultados como um passe de mágica: Acredite, não será do dia para a noite que algum resultado poderá ser observado, mas sim, com dedicação e comprometimento. Aos poucos e com paciência.
  5. Não praticar auto monitoramento: utilizar o suporte de um diário para registrar suas atividades, sua alimentação, alguma reação ou diferença observada, enfim, são formas de auto monitorar o que você está fazendo, tornado mais fácil a identificação de possíveis erros.
  6. Não controlar os estímulos: Conhecer e controlar os estímulos que podem te fazer fracassar é muito importante. Por exemplo: se você sabe que, ao chegar em casa, e se sentar em frente à TV, irá te dar muita preguiça de ir para o treino, não faça isso.
  7. Não comer o suficiente: parar de comer não trará seu objetivo mais facilmente, é necessário comer da forma certa.
  8. Não descansar: o descanso é necessário para qualquer pessoa, é uma forma de manejar o estresse também. Mantenha sua mente tranquila e seu corpo descansado para resultados melhores. O crescimento muscular e a produção de hormônios dependem disso.
  9. Não se esforçar o suficiente: durante o treino, o esforço muscular é necessário para o ganho de massa. A musculação irá exigir esforço e empenho, por isso, mantenha o foco.
  10. Não manter o ritmo crescente: para o sucesso das estratégias, é necessário sempre haver ajustes e melhoras para que os ganhos continuem. Se começar bem na primeira semana, e decair, certamente não haverá resultados, e logo, a frustração te fará desistir. Mantenha um ritmo crescente, faça novas metas possíveis assim que a anterior for alcançada, comemore seus resultados, por menores que forem.
2018-06-08T12:25:40+00:00