A gestação
Você está gestante? Nessa fase, muitas duvidas surgem principalmente na alimentação, não é? Será que isso pode? Será que aquilo pode?
E isso é normal! Afinal, é uma nova fase, em que a gestante precisa cuidar da sua saúde e da sua alimentação para garantir um período tranquilo e seguro, com muita saúde tanto para si, quanto para o bebê, para que possa garantir um bom crescimento e desenvolvimento a ele.
Hábitos saudáveis
Sim, ter hábitos saudáveis na gestação é muito importante, pois com a alimentação, a mãe consegue passar e ter acesso a diversos nutrientes que são de extrema importância para o bebê. Cada nutriente tem sua função e sua importância no crescimento e desenvolvimento do bebê tanto na vida intrauterina como após o nascimento.
Os chás
Chás são benéficos para diversas ocasiões, não é? Tratar alguma patologia, desconforto, retenção de líquidos e etc… Muitas gravidas acreditam que pelo fato do chá ser natural, qualquer um pode… mas será que é bem assim? Será que todos são permitidos e vão trazer benefícios?
Os chás mais recomendados na gestação são aqueles que não possuem cafeína. A cafeína deve ser excluída durante toda a gestação. Ela é um estimulante do sistema nervoso central, o que pode deixar a mulher agitada, com taquicardia, trazendo aceleração dos batimentos cardíacos não somente para ela, mas também para o bebê.
O chá de gengibre é bem recomendado pois pode ajudar em alguns sintomas bem comuns na gestação, tais como náuseas e enjoos.
O chá de camomila também pode ser consumido, pois ajuda a gestante a ficar mais calma, já que nessa fase um turbilhão de emoções acontecem. Além disso, chá de erva cidreira e erva doce também possuem propriedades calmantes e não são contra indicados para gestantes.
Chás com poder de acelerar o metabolismo precisam ser evitados, como por exemplo, chá verde, chá preto, chá branco.
O chá de canela é um chá que pode trazer contrações uterinas, favorecendo assim um parto prematuro, por isso a recomendação é não consumir.
Resumindo
Um chá que pode ser bom para sua amiga gestante, pode não ser bom para você. Mas no geral, os mais indicados são gengibre, camomila, erva doce e erva cidreira.
A quantidade
Uma dúvida que sempre recebo é quanto a quantidade. Isso pode variar de pessoa para pessoa, por isso, é importante que você tenha um acompanhamento de um profissional nutricionista para adequar a sua dieta, os melhores chás nas quantidades adequadas para você.
E lembre-se tudo que é em excesso, faz mal. Mesmo que seja o melhor alimento do mundo, se for consumido em excesso trará malefícios.
Portanto, consuma com moderação e orientação!