Dentre a tantas dietas, e modos de comer que vemos por aí, ficamos até confusos com tantos nomes e regras! Mas você sabe a diferença entre cada dieta citada no título? Sabe como elas são e como são feitas? E a maior duvida é: “Qual a melhor para mim? Qual será a que o meu corpo reagirá melhor?”
Vamos começar com a low carb! Como o nome já diz, a dieta consiste em baixo carboidrato! Ou seja, o consumo de carboidratos será diminuído, mantendo o consumo em equilíbrio dos outros macronutrientes, ou seja, proteína e gordura. Aqui, nessa dieta, pode ser que tenha algumas diferenciações. Mas a dieta low carb, de fato, é como expliquei.
Já a dieta da proteína, baseia-se somente no consumo dos produtos que são fonte de proteína, como carnes e ovos, e na exclusão de alimentos ricos em carboidratos, como pão e macarrão. Todos os produtos escolhidos, devem ser pobres em gordura. A dieta da proteína emagrece porque a ausência de carboidratos na alimentação faz o organismo queimar mais rapidamente as suas fontes de gordura. Portanto, nessa dieta, é comum ver as pessoas com mal-estar, fraqueza, tonturas, por falta do carboidrato.
Na dieta cetogênica, deve-se eliminar todos os alimentos ricos em carboidratos como pão e arroz, e aumentar principalmente o consumo de alimentos ricos em gorduras, mantendo também uma boa quantidade de proteínas na alimentação. A dieta paleo, se baseia na dieta dos nossos antepassados caçadores e coletores. O cardápio inclui alimentos não processados, que são encontrados na natureza. De maneira geral, a carne era a base da alimentação no período Paleolítico. As fontes de carboidratos na dieta paleolítica são os legumes, verduras e frutas.
Todas essas dietas, oferecem um emagrecimento mais acelerado! Algumas, são mais abrangentes, permitindo uma maior variedade de alimentos, porém outras são mais restritivas, e possuem a variedade menor. Não existe dieta perfeita, e a dieta que dará certo para todos! Cada pessoa possui um organismo e metabolismo diferente, no qual precisa de uma alimentação especifica.
O ideal é você analisar cada dieta, quais os benefícios e quais os malefícios que a dieta pode trazer, e ver qual melhor se encaixa ao seu objetivo, rotina, necessidades e limites.
Veja, quais são os riscos de cada uma, e qual você melhor se adapta! E então, essa será a melhor para você!
O acompanhamento com um nutricionista, é de extrema importância, para juntos acharem a melhor alimentação para você, e qual te trará mais benefícios, e resultados, com o mais importante: Saúde!