Carol Faria Nutricionista SP Nutricionista em São Paulo – SP, consultoria em emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar. consulta@cantinhodanutri.com.br (11) 9-9801-0101 $$
cash, check, credit card
Rua João Cachoeira, 1755, Vila Conceição Sao Paulo SP 04535-016

Emagrecimento: Acúmulo de gordura no fígado: por que a culpa é dos carboidratos?

/, Dietas, Emagrecimento, Estudo, Saúde da Mulher/Emagrecimento: Acúmulo de gordura no fígado: por que a culpa é dos carboidratos?

Emagrecimento: Acúmulo de gordura no fígado: por que a culpa é dos carboidratos?

Esteatose hepática: termo complicado e de difícil entendimento, mas que quer dizer acúmulo de gordura no fígado. Atinge cada vez mais brasileiros e pode ser dividida em graus, que vão do leve ao grave.

Primeiramente, vamos falar do fígado! O fígado desenvolve uma série de funções em nosso organismo, como auxiliar a digestão das gorduras, armazenamento de algumas vitaminas e minerais.

É um órgão que está completamente envolvido com o processamento de carboidratos, proteínas e lipídeos, sendo uma das suas funções analisar se os nutrientes ingeridos serão utilizados para dar energia ao seu corpo, e as funções que ele precisa realizar, ou se será armazenado.

Vamos com um exemplo! Se você come um alimento em quantidade maior do que você precisa, é como se o seu organismo pensasse assim: Ok! Ele já tem toda a energia que precisa para agora, e não usará mais, então nós vamos estocar essa energia para depois.
Isso pode acontecer quando ingerimos tanto carboidratos quanto proteínas e gorduras.

Porém, a digestão da proteína, por exemplo, queima entre duas a três vezes mais calorias em relação à digestão dos carboidratos!
Há um outro ponto a ser dito sobre eles: quando consumimos, o nosso corpo precisa produzir insulina, para que esse carboidrato entre na célula para gerar energia. Se temos muita insulina em nosso corpo, logo ela vai dizer que essa energia pode ser estocada, o que fará o acúmulo de gordura acontecer, inclusive, no órgão.

Por isso, podemos dizer que o acúmulo de gordura no fígado provem do excesso de carboidratos. Mas, claro que ele não é o único culpado!

Por isso, sempre enfatizamos a importância de uma alimentação saudável, equilibrada e sempre com moderação.
E também é importante dizer que devemos cuidar do excesso de gordura no fígado e tratar o problema! Pois se esse quadro não for tratado e apenas evoluir, poderá levar a algumas consequências não tão agradáveis, como uma cirrose hepática não alcoólica.
Cuide da sua alimentação e do seu estilo de vida!

2018-09-28T12:09:09+00:00