Carol Faria Nutricionista SP Nutricionista em São Paulo – SP, consultoria em emagrecimento, ganho de massa magra, reeducação alimentar. consulta@cantinhodanutri.com.br (11) 9-9801-0101 $$
cash, check, credit card
Rua João Cachoeira, 1755, Vila Conceição Sao Paulo SP 04535-016

ENDOMETRIOSE: ENTENDA A RELAÇÃO DELA COM O QUE VOCÊ COME

/, Endometriose, Saúde da Mulher/ENDOMETRIOSE: ENTENDA A RELAÇÃO DELA COM O QUE VOCÊ COME

ENDOMETRIOSE: ENTENDA A RELAÇÃO DELA COM O QUE VOCÊ COME

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio (Tecido que reveste a parede do útero) em outros órgãos, como bexiga, trompas…

Todos os meses o endométrio fica mais espesso para que um óvulo fecundado possa se implantar nele.

Quando não há gravidez, o endométrio se descama em forma de menstruação e pode ser que parte desse sangue migre os ovários ou para a cavidade abdominal, causando a lesão endometriótica.

Ainda não são conhecidas as causas desse problema.

Os principais sintomas estão relacionados a dor, como cólicas menstruais, mais fortes do que o comum, dor pré-menstrual, dor durante as relações sexuais, dor crônica na região pélvica. Pode ocorrer fadiga crônica, alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação, dificuldade para engravidar.

A alimentação vem sendo um grande tratamento para a endometriose. A alimentação pode tanto ajudar quanto prejudicar a endometriose.

O principal objetivo da alimentação na doença é tratar e amenizar as dores.

A endometriose é uma doença estrógeno-dependente, ou seja, os níveis desse hormônio podem interferir na progressão da doença. Tendo em vista que muitos alimentos estão relacionados com a liberação estrogênica, é possível controlar parte dessa produção hormonal através de ajustes na alimentação.

Muitos estudos mostram que o aumento de fibras, substituição de gorduras animais por óleos vegetais e consumo adequado de vitaminas antioxidantes são ótimas condutas para o tratamento.

As fibras ajudam na redução do colesterol e contribuem na redução dos níveis séricos de estrógeno.

Além disso, as fibras são ótimas, pois ajudam no funcionamento do intestino, o que é de extrema importância para a mulher com endometriose.

O consumo de ômega 3 também é importante para controlar o balanço dos agentes pró e anti-inflamatórios, ajudando no alivio das dores.

As vitaminas antioxidantes precisam estar presentes na alimentação da mulher com endometriose.

Alimentos ricos em vitamina A, C, E e vitaminas do complexo B são ótimas vitaminas que contribuem com a ação antioxidante no corpo.

Além dessas vitaminas, outros nutrientes são de extrema importância.

O cobre, presente nos fígados, castanhas, castanhas, junto com o consumo de zinco, presente nos frutos do mar, e outros alimentos, que age diretamente na ação dos radicais livres, podem reduzir a agressividade da inflamação.

O selênio é um mineral, conhecido por ser o mais poderoso antioxidante. Está presente em alimentos integrais e amêndoas.

É recomendado que o consumo de carnes vermelhas, alimentos industrializados, alimentos ricos em gorduras animais, devem ser consumidos em pouca quantidade ou até mesmo excluídos do cardápio da mulher.

Cuide da sua alimentação! Preze por uma alimentação saudável, que ajuda no alivio das dores e regule o seu intestino!

2019-01-08T11:10:13+00:00